Topo

Síndico de prédio que explodiu fará aniversário amanhã: "presente de grego"

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

18/05/2015 11h01

O síndico do edifício que explodiu em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (18), completará 68 anos na terça (19). "Esse foi o presente que eu ganhei. Um presente de grego", disse. Quatro pessoas ficaram feridas no acidente.

Jorge Alexandre de Oliveira, que ocupa o cargo de síndico há dois anos, informou que três apartamentos foram arrombados, já que os proprietários não foram localizados. "Foi o único jeito", afirmou ele.

Oliveira descreveu como "calma e ordeira" a retirada dos moradores do edifício. "Todos desceram numa boa. Não houve clima de pânico", relatou.

Hipótese de vazamento de gás

Oliveira também disse que a vistoria prévia do prédio foi realizada "recentemente" e refutou a possibilidade de que a explosão tenha sido provocada por vazamento de gás. "Nosso prédio foi um dos primeiros a entregar a vistoria prévia, que é um procedimento obrigatório da prefeitura", disse. "Não existe nada disso [possibilidade de vazamento de gás]. Mas isso só os bombeiros que vão confirmar."

Outros moradores também disseram que não sentiram cheiro de gás no interior do prédio, tampouco identificaram sinais de que havia algum problema dessa natureza. A hipótese de vazamento de gás foi levantada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, que esteve no local para acompanhar os trabalhos.

Morador do terceiro andar do edifício, Roberto Amaral relatou ter ficado dentro de seu apartamento "até o último momento", quando foi convencido a deixar o local por uma socorrista do Corpo de Bombeiros. Ele também disse não ter sentido cheiro de gás.

"Na minha casa, ninguém sentiu nada parecido", declarou Amaral, que mora no local há três anos. Muito nervoso, ele disse que uma de sua preocupação foi a saúde de seus três gatos. "Eles ficaram tão assustados que correram e se esconderam. Mas ainda bem que os bombeiros conseguiram resgatá-los também", afirmou.