Topo

Esse conteúdo é antigo

MS: Homem diz que levou soco por não usar máscara; ele alega doença crônica

O radialista Oswaldo Ferreira Benites Junior disse ter sido agredido em uma UBS no Mato Grosso do Sul - Arquivo Pessoal
O radialista Oswaldo Ferreira Benites Junior disse ter sido agredido em uma UBS no Mato Grosso do Sul Imagem: Arquivo Pessoal

Victoria Bechara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/02/2021 17h14

Um homem diz ter sido agredido fisicamente ontem (4) por não usar máscara em uma UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O radialista Oswaldo Ferreira Benites Junior, de 39 anos, registrou Boletim de Ocorrência e afirma que possui um atestado médico que dispensa o uso do equipamento de proteção.

Segundo informações do B.O, Oswaldo estava discutindo com a gerente da UBSF, que pedia que ele usasse a máscara. O radialista disse que estava tentando explicar que possui atestado, pois tem rinossinusite crônica. Ele conta que, nesse momento, um homem desceu do carro, entrou na UBSF e deu um soco em seu olho direito.

O decreto municipal nº 14.354 obriga o uso de máscaras em locais fechados, públicos ou privados. O texto, no entanto, prevê a isenção dessa exigência para pessoas cuja necessidade seja reconhecida por atestado médico.

"A gerente foi extremamente mal-educada, extremamente grossa e não aceitou o meu atestado. Eu levo até o decreto impresso para qualquer local que eu vou", afirmou Oswaldo, ao UOL.

Atestado médico apresentado pelo radialista Oswaldo Ferreira Benites Junior - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Atestado médico apresentado pelo radialista Oswaldo Ferreira Benites Junior
Imagem: Arquivo Pessoal

"A gente acabou discutindo porque ela começou a gritar comigo e disse que ia chamar a Guarda Municipal, eu falei que podia chamar".

O radialista disse à polícia que o suposto agressor tinha uma algema nas mãos e fugiu. Ele afirma não conhecer o suspeito. A GCM (Guarda Civil Metropolitana) chegou a ser acionada, mas Oswaldo já havia saído da unidade.

"A pessoa fala que eu agredi, que eu xinguei, mas eu não xinguei. Tudo que eu procuro fazer na minha vida é dentro da legalidade. Se eu estou em um local público e estou sem a máscara, eu tenho na minha mão o documento que prova que eu sou desobrigado", completa Oswaldo.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a informação e disse que, ao ser questionado sobre o uso da máscara, Oswaldo agrediu verbalmente os servidores da UBS.

"Uma pessoa que estava na unidade teria se incomodado com a situação e se dirigiu em direção ao rapaz o questionando sobre a atitude, momento em que ele [Oswaldo] teria se alterado mais uma vez, tendo o mesmo revidado com um soco", diz o comunicado.

A secretaria informou que a gerente da unidade compareceu à delegacia e também registrou boletim de ocorrência sobre a situação.