Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Ministério Público denuncia 3 por tortura a menino encontrado no barril

Menino mantido em barril estava com tornozelos e pés inchados após passar três dias sem poder se sentar - Divulgação/PM Campinas
Menino mantido em barril estava com tornozelos e pés inchados após passar três dias sem poder se sentar Imagem: Divulgação/PM Campinas

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

12/02/2021 16h02

O MP (Ministério Público) denunciou pai, madrasta e a filha dela por tortura no caso do menino encontrado dentro de um barril no dia 30 de janeiro, em um bairro da periferia da cidade.

A denúncia foi encaminhada a uma promotora antes de ser levada à Justiça. O menino segue em um abrigo aguardando definição sobre seu futuro.

Segundo a Promotoria de Justiça de Campinas, o resultado do exame de corpo de delito, que apontou lesões causadas pelo tempo que permaneceu no barril, motivaram a denúncia dos três envolvidos no caso.

O barril onde o garoto estava tinha correntes e cadeado, o que indica que o local foi montado para servir de cativeiro. Ele estava preso lá pelo menos desde o começo do ano.

O menino contou à equipe médica do Hospital Ouro Verde que viu o Revéillon preso no tonel.

Ele era alimentado com cascas de banana e fubá cru, segundo levantamento feito pela Polícia Militar e Polícia Civil, enquanto a casa tinha fartura de alimentação, indicou laudo da perícia.

Sem matrícula na escola

O MP também pede para que o pai da criança seja denunciado por abandono intelectual. "O pai do menino não matriculou nem manteve o filho na escola no ano letivo de 2020", afirma o MP, em nota.

O pai segue preso em uma penitenciária da região de Campinas, enquanto a madrasta e a filha dela continuam detidas em Tremembé (SP), no Vale do Paraíba.

O garoto segue em um abrigo aguardando decisão judicial que vai definir o futuro dele.

Uma tia já demonstrou interesse de ter a guarda do menino, mas apenas após a verificação das condições sócio-econômicas e demais análises realizadas pela Vara da Infância e Juventude será dada uma decisão.