Topo

Esse conteúdo é antigo

Indiciada após falsa vacinação, técnica de enfermagem alega cansaço, diz PC

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

17/02/2021 22h39

A técnica de enfermagem afastada pela prefeitura de Niterói (RJ), após ser acusada de aplicar uma injeção sem a dose da vacina contra a covid-19 em um idoso na semana passada, alegou cansaço para justificar o ocorrido, segundo a Polícia Civil (PC). Rozemary Gomes Pita, 42, foi indiciada por infração de medida sanitária preventiva e peculato (apropriação, por parte de um funcionário público, de um bem a que ele tem acesso por causa do cargo que ocupa). Até o final desta semana o inquérito deve ser concluído, segundo a polícia.

Durante depoimento realizado hoje, a profissional da saúde afirmou ao delegado Luiz Henrique Marques Pereira, titular da 76ª DP (Niterói), ser uma profissional experiente.

"Em depoimento ela não consegue apresentar explicação para o fato, afirma inclusive ser uma profissional experiente que nunca comentou falha dessa natureza. Rozemary, agindo de forma livre e consciente, deixou de aplicar a vacina contra covid-19 no idoso, com o intuito de desviar o imunizante em proveito próprio ou alheio", afirmou o delegado, em entrevista ao UOL, após confirmar que ela alegou cansaço.

Além da profissional de saúde também prestaram depoimento a coordenadora de vacinação em Niterói e o genro do idoso que filmou a falsa vacinação. "A investigação já está concluída. Só preciso fazer um relatório das imagens e juntar ao inquérito", finalizou.

Relembre o caso

Na última sexta-feira (12), no drive-thru do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Gragoatá, em Niterói, um idoso de 90 anos foi ao local, na companhia de familiares, para ser vacinado contra a covid-19. Um parente filmou toda a ação. Porém, momento depois, ao assistirem ao vídeo perceberam algo estranho.

Nas imagens é possível ver que a técnica de enfermagem injeta a seringa no braço e a retira sem aplicar a dose. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, logo depois do ocorrido profissionais da saúde foram até a casa do idoso para efetuar a vacinação corretamente, e a técnica de enfermagem foi afastada das funções.

Outras falsas vacinações

Além deste caso em Niterói, a Polícia Civil, o Ministério Público e o Conselho Regional de Enfermagem do Estado (Coren-RJ) abriram investigações sobre profissionais de saúde acusados de desviar doses da vacina contra o coronavírus.

Um outro flagrante aconteceu em Petrópolis, na Região Serrana, envolvendo uma idosa de 94 anos que recebeu uma "vacina de vento" no braço. No dia seguinte ela foi vacinada. Após esta ocorrência, a Prefeitura de Petrópolis informou que todos os técnicos de enfermagem foram orientados a mostrar as seringas cheias e, depois da aplicação, vazias. Além disso, os familiares devem filmar e fotografar o momento da aplicação da dose e podem checar rótulo e validade dos frascos. A técnica de enfermagem envolvida no caso foi afastada.

Na capital fluminense também ocorreu um caso semelhante. No posto drive-thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, uma idosa seria vacinada, porém os parentes flagraram o momento em que seringa foi aplicada, mas sem a dose do imunizante. No mesmo momento, o familiar alertou o profissional de saúde.