Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Idosa tem alta após ficar 145 dias internada em hospital do Rio

Dona Lúcia saiu do hospital hoje depois de ficar quase cinco meses em tratamento contra o coronavírus - Arquivo Pessoal
Dona Lúcia saiu do hospital hoje depois de ficar quase cinco meses em tratamento contra o coronavírus Imagem: Arquivo Pessoal

Carolina Freitas

Colaboração para o UOL, no Rio

28/04/2021 19h02Atualizada em 28/04/2021 19h02

Sandra Lúcia Boente, de 68 anos, venceu a batalha contra a covid-19 após 145 dias internada em um hospital na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com o filho mais novo da pensionista, o comerciante Aleksandro Gomes da Costa, de 46 anos, "foram dias difíceis e de muita luta". Ele contou ao UOL que a mãe esteve perto da morte após contrair diversas infecções hospitalares, além de ter sofrido embolia pulmonar durante o tempo de internação.

"Minha mãe internou no dia 4 de dezembro, que foi quando o resultado dela do PCR deu positivo para a covid. A saturação estava em 84. Depois desse dia foi muita luta. Ela ficou intubada por 20 dias e fez todo o processo que tem que ser feito depois: traqueostomia e a utilização do respirador, porque ela ainda não conseguia respirar direito. Depois de todos esses processos, que duraram 34 dias, ela teve alta para o CTI normal e houve nosso reencontro. Ela não me reconheceu. Eu ia todos os dias no hospital para rezar por ela. Pedia a localização da janela da minha mãe para os médicos e ajoelhava pedindo a Deus", lembra.

O comerciante afirma ainda que quando viu a mãe pela primeira vez após a internação, não teve reação.

"Eu não sabia o que fazer, nem por onde começar. Pensei que se eu me desesperasse, não ia ser a solução. Fui embora depois desse dia e conversei com meu irmão mais novo, o Alan. Falei com ele que a gente ia ficar direto no hospital para ajudar a nossa mãe. Que se dependesse da gente, iríamos ficar lá como fisioterapeutas", detalha ele.

O filho conta também que Sandra Lúcia "rodou por praticamente todos os CTIs do hospital" por conta das complicações causadas pelo vírus e pelo longo período internada.

"Graças a Deus o organismo dela reagiu e foi passando", comemora Aleksandro, sem deixar de agradecer a equipe médica que acompanhou a idosa durante todo o tratamento.

"Minha mãe foi melhorando e quando a equipe médica viu que ela tinha condições, colocou ela em um quarto. Lá ela se aproximou de novo da família e foi acompanhada pelo doutor Roberto Lannes. Ele fez de tudo para ela sair daquele lugar. Agora minha mãe está reaprendendo a andar, já come comida sólida. Ontem veio finalmente a notícia de que hoje ela ia voltar para casa. Ela vai ser acompanhada por home care para fazer fisioterapia e tudo o que precisar. Só tenho que agradecer".

Aleksandro contou ainda que a mãe, agora parcialmente reabilitada, tomará a vacina contra a covid-19 em breve.

A data prevista para a aplicação do imunizante em pessoas com 68 anos era no dia 29 de março, porém, como a idosa não tinha condições, não foi possível vaciná-la na ocasião.