Topo

Esse conteúdo é antigo

Redemoinhos de fogo são registrados durante incêndios em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

09/09/2021 20h51Atualizada em 10/09/2021 00h07

Redemoinhos de fogo foram registrados nestas quarta e quinta-feira durante incêndios no interior de São Paulo e os registros impressionam internautas nas redes sociais. Em Batatais (SP), a intensidade das queimadas formou até uma cortina de fogo e chuva preta. Ontem, o fenômeno foi visto em área próxima a uma usina de cana-de-açúcar, entre os municípios de Tabapuã e Novais, no oeste de São Paulo. Equipes da empresa, Corpo de Bombeiros e um avião ajudam no combate ao fogo.

Fenômenos como o de redemoinhos de fogo são considerados raros, mas podem ficar mais frequentes devido às consequências da mudança climática. De acordo com a agência AFP, eles podem ser desencadeados por incêndios muito intensos, se as diferenças de temperatura e os ventos instáveis criarem um redemoinho capaz de aspirar as chamas.

O trabalho de controle das queimadas no interior vem sendo realizado de forma descentralizada e com auxílio do máximo de frentes possível. "A prefeitura se desdobrou para fazer o possível e pediu ajuda de muitos produtores rurais para ajudar", disse ao UOL Carla Prado, assessora de comunicação de Tabapuã, que teve área rural afetada junto com as cidades de Catanduva, Catiguá e Novais. "Foi um susto para todo mundo, ali, nessa área rural, tem bastante animais".

As altas temperaturas, aliadas à baixa umidade do ar e à vegetação seca, facilita a disseminação das chamas nessa época do ano. Ontem, o estado de São Paulo registrou altas temperaturas e teve recorde do ano na capital paulista.

foto 1 - Reprodução/ Redes sociais - Reprodução/ Redes sociais
Redemoinhos de fogo se formaram na tarde de ontem em fogo que afetou quatro cidades
Imagem: Reprodução/ Redes sociais

Na tarde de hoje, o fenômeno voltou a ser registrado em São Paulo. Um incêndio em Batatais (SP), a cerca de 350 km de São Paulo, criou uma cortina de fogo e imagens mostraram chuva preta. Vídeos da destruição foram compartilhados nas redes sociais.