Ex-PM condenado a mais de 90 anos é preso na fronteira com a Argentina
Um ex-policial militar condenado a mais de 90 anos por homicídios, extorsão, estelionato e roubo a banco foi preso na última quinta-feira (24) em Itaqui (RS), na fronteira entre o Brasil e a Argentina.
O que aconteceu
Rompeu a tornozeleira eletrônica e fugiu. Valdir Saggin, 58, estava foragido da Justiça desde março deste ano. Ele já atuou como policial militar em Santa Catarina e usava o equipamento que monitorava os seus deslocamentos desde dezembro de 2022, em Sapucaia do Sul (RS).
O ex-PM foi visto saindo do local onde morava e abordado pelos policiais na rua. Não houve reação, segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, responsável pela captura dele. Após a prisão, Saggin foi levado para um presídio de regime fechado em Porto Alegre.
A Polícia Civil não sabe se ele pretendia deixar o país para se esconder na Argentina ou se planejava participar de outras atividades criminosas. Ele é apontado pelas autoridades como um dos criminosos mais perigosos da região Sul do país e como um dos fundadores de uma facção criminosa de Santa Catarina.
Saggin já foi condenado por matar dois policiais rodoviários federais em Joinville (SC), em 2001. Na ocasião, ele transportava uma metralhadora em uma mala preta e, com um comparsa, rendeu os agentes durante uma abordagem.
Mesmo com os policiais rendidos e ajoelhados na beira de uma estrada, ele atirou nas vítimas. No ano seguinte, Saggin manteve três pessoas reféns ao ser perseguido pela PRF em Curitiba (PR).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.