Topo

Na disputa dos nomes de urna, Lula ganha de Bolsonaro por 200 a 91

Daniel Lula da Silva, candidato pelo PT em Pedro Leopoldo (MG) - Divulgação
Daniel Lula da Silva, candidato pelo PT em Pedro Leopoldo (MG) Imagem: Divulgação

Gabriela Brito

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2020 04h00

As eleições costumam trazer candidatos com nomes inspirados em figuras públicas. Neste ano, temos na lista desde Donald Trump Bolsonaro a Daniel Lula da Silva. No total, foram inscritos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) 200 Lulas e 91 Bolsonaros, tanto para vagas nas Câmaras Municipais quanto para prefeituras pelo país. Cabe dizer que o apelido Lula é bem mais comum do que o sobrenome Bolsonaro.

Analisando as características entre os candidatos, a maioria dos Bolsonaros são brancos: 53 dos 91 (58%). Entre os Lulas, dominam pretos ou pardos: 113 dos 200 (56,5%).

Com relação à presença por estado, a maioria dos Lulas está na região de maior apoio ao ex-presidente. Concorrem no Nordeste 122 candidatos (61%), seguidos por postulantes no Sudeste, com 36 ou 18%. Já a grande dos Bolsonaros está no Sudeste, com 39 candidatos, ou 43% e no Nordeste, com 22 ou 24%.

A região em que esses candidatos estão menos presentes é a Centro-Oeste --0,5% dos Lulas e 2% dos Bolsonaros disputam vagas apenas em Mato Grosso do Sul.

Donald Trump Bolsonaro, candidato pelo PSL em Brusque (SC) - Divulgação - Divulgação
Donald Trump Bolsonaro, candidato pelo PSL em Brusque (SC)
Imagem: Divulgação

Há 26 partidos com Lulas. Bolsonaros ficam atrás nessa diversidade, com 18 legendas. A maioria dos Lulas disputam pelo PT (26 candidatos), PSD (18) e PSDB (14). Já os Bolsonaros são majoritariamente representados por PSL (22 candidatos), Patriota (13) e Republicanos (9).

Há um cenário semelhante em relação à escolaridade dos candidatos. Tanto Bolsonaros quanto Lulas têm, predominantemente, o ensino médio (45% dos Bolsonaros e 41% dos Lulas). Mas 32% dos Bolsonaros têm ensino superior, contra 21,5% dos Lulas.

Entre os candidatos que apenas leem e escrevem, 4,3% tem nome de urna de Bolsonaro, contra 5,5% de Lula.

Com relação ao gênero, há mulheres na lista, mas Bolsonaros e Lulas são dominantemente homens: 84% dos Bolsonaros são do sexo masculino e 91,5% dos Lulas.