Topo

Para França, PSDB tenta evitá-lo no 2º turno inflando Boulos como rival

11 nov. 2020 - Candidato à prefeitura de São Paulo Marcio França (PSB) participa de debate promovido pelo UOL e Folha de S. Paulo - Mariana Pekin/UOL
11 nov. 2020 - Candidato à prefeitura de São Paulo Marcio França (PSB) participa de debate promovido pelo UOL e Folha de S. Paulo Imagem: Mariana Pekin/UOL

Felipe Pereira

Do UOL, em São Pauo

13/11/2020 01h58

Na chegada ao debate da TV Cultura ontem, o candidato a prefeito de São Paulo Márcio França (PSB) disse que um líder do PSDB está "inventando o Boulos". A frase não foi dita à toa e, na avaliação da equipe dele, existe uma estratégia do candidato Bruno Covas (PSDB) para evitar que França avance ao segundo turno.

O raciocínio do PSB é que, ao manter um embate com o candidato Guilherme Boulos (PSOL), Covas estaria referendando o adversário como grande rival. Desta maneira, estimularia o voto útil da esquerda — que se apresentou fragmentada e com três concorrentes — num único nome.

A equipe de França entende que o prefeito faz esta opção porque não deseja enfrentá-lo no segundo turno. Justifica que o candidato do PSB teria capacidade de agregar votos da esquerda e da direita. A avaliação é que Boulos não teria a mesma condição por causa da resistência que a população alinhada à direita tem ao seu nome.

Entre as situações de embate, estaria a participação de Covas no debate UOL/Folha, realizado na quarta-feira. Cada um dispunha de 15 minutos para falar e boa parte do tempo de Covas e Boulos foi usado para embates entre eles.

Outra razão apontada pela campanha do PSB para haver uma tentativa de Covas em enfrentar Boulos no segundo turno é que esta eleição está se desenhando como um realimento do eleitorado com a política. A leitura é de que a população votou em pessoas que prometeram derrubar o sistema, mas recebeu muitas polêmicas e nenhum resultado.

covas - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Diante do cenário, haveria uma busca por nomes com experiência em administração. A campanha de França afirma que, além do prefeito que tenta a reeleição, ele é a única alternativa com este perfil porque já foi prefeito e governador.

O cálculo político do PSB considera que Celso Russomanno (Republicanos) está fora do páreo. A avaliação é que já se confirmou uma repetição do derretimento ocorrido em 2012 e 2016, quando ele largou na liderança nas pesquisas e terminou fora do segundo turno.

Pelo Datafolha divulgado na última quarta-feira, Covas lidera com 32%. O segundo lugar é Boulos com 16%, Russomanno aparece na sequência com 14% e França tem 12%, o que configura acirrada disputa por uma vaga no segundo turno.

Os três deixaram o Memorial da América Latina, onde ocorreu o debate da TV Cultura, com discursos otimistas. No domingo, o eleitor vai responder quem tem razão.