Topo

Juiz de Fora terá segundo turno entre Margarida Salomão e Wilson Rezato

Margarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB) concorrem pela prefeitura de Juiz de Fora - Reprodução/Facebook/Arte-UOL
Margarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB) concorrem pela prefeitura de Juiz de Fora Imagem: Reprodução/Facebook/Arte-UOL

Vinícius Boreki

Colaboração para o UOL

16/11/2020 00h05

A cidade mineira de Juiz de Fora terá segundo turno entre Margarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB).

Com 100% das urnas apuradas, Margarida Salomão obteve 39,46% dos votos, Wilson Rezato teve 22,96% e

Professora emérita da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a petista Margarida Salomão, 70, atua como deputada federal desde 2013 e tenta, pela quarta vez, a prefeitura de Juiz de Fora. No último pleito, foi derrotada no segundo turno por Bruno Siqueira (MDB).

Margarida trabalhou na gestão da prefeitura de Juiz de Fora entre 1983 e 1988 como secretária de Administração e de Governo da gestão municipal. A petista alcançou a liderança na última pesquisa Ibope, divulgada na semana do pleito.

Engenheiro civil e empresário, Rezato, 59, disputa a prefeitura de Juiz de Fora pela segunda vez, mas construiu a sua carreira na iniciativa privada. Para a campanha, o PSD coligou-se no município com Cidadania, DEM, PSD e PL.

Um dos pontos principais da campanha da cidade foi a desistência do atual prefeito, Antônio Almas (PSDB). Em entrevista em agosto, Almas alegou problemas pessoais. "Não foi uma decisão só minha. Foi tomada após conversas com muitas pessoas e ouvindo o desejo da minha família", disse. Ele assumiu a gestão em 2018, quando o ex-prefeito Bruno Siqueira (MDB) deixou o cargo para se candidatar a deputado.

Rezato foi criticado por ser o único candidato a não participar de um debate organizado pela JFTV Câmara. O representante do PSB alegou que a televisão seria coordenada por "pessoas ligadas a outra candidatura", pelo fato de a mesa diretora da Casa ser do PSL, mesmo partido da candidata Sheila Oliveira.

Juiz de Fora tem uma população estimada em 570 mil habitantes. Uma das principais demandas da população será o estabelecimento de medidas que visem a retomada econômica após a cidade ter sofrido com as consequências da covid-19.