Topo

"The Economist" modifica foto de Obama para ilustrar capa sobre vazamento de petróleo

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

06/07/2010 13h45

A imagem ao lado ilustra a capa da revista "The Economist" e mostra o presidente dos EUA, Barack Obama, sozinho em uma praia da Louisiana durante seus esforços em avaliar a dimensão do vazamento de óleo no golfo do México. No entanto, a foto, da agência de notícias Reuters, feita no dia 28 de maio, foi adulterada.  A imagem original traz Obama com o comandante da Guarda Costeira americana, Thad Allen e uma líder paroquial local, Charlotte Randolph (veja a foto original abaixo).

A "The Economist" justificou a interferência como uma medida para "focar as atenções em Obama". Segundo a revista, a intenção não era editar a foto e também não havia a intenção de fazer Obama parecer sozinho.

"O comandante Allen foi removido por causa do corte [para a capa] e a líder paroquial local foi removida não para fazer uma edição política, mas porque a presença de uma mulher desconhecida poderia confundir os leitores", disse a editora Emma Duncan, que tomou a decisão da edição da foto, em uma nota publicada no jornal "The New York Times" (leia a íntegra da nota, em inglês, aqui).

Você acha que a modificação da foto alterou o seu sentido?

"Nós não editamos fotos para enganar. Eu pedi para a senhora Randolph ser removida porque eu queria que os leitores se focassem no senhor Obama, não porque eu queria fazê-lo parecer isolado. Este é o ponto", acrescentou.

A agência de notícias Reuters disse em nota que a edição da foto viola a sua política. "Reuters tem uma dura política contra modificar, remover, adicionar ou alterar qualquer uma de suas fotos sem a prévia permissão da Reuters e, quando necessário, de terceiros envolvidos", defende.

  • Larry Downing/Reuters

    Foto original mostra Obama com duas pessoas que foram "apagadas" na capa da "The Economist"