Topo

Equipe encontra 17º corpo de navio na Itália; extração de combustível é suspensa

Do UOL, em São Paulo

28/01/2012 10h23Atualizada em 28/01/2012 10h49

Equipes de resgate encontraram neste sábado (28) o corpo da 17ª vítima do naufrágio do navio Costa Concórdia, na costa italiana. De acordo com as agências de notícias, o corpo é de uma mulher.

O corpo foi encontrado sem colete salva-vidas, na parte submersa da ponte número 6 do navio, conforme relatado pelo porta-voz do corpo de bombeiros de Luca Cari.

Segundo dados da Proteção Civil italiana, ainda faltam encontrar 16 passageiros desaparecidos e -- com o corpo encontrado hoje --, três ainda não foram identificados.

Mergulhadores continuam as buscas, apesar do mau tempo no local atrapalhar o trabalho. A embarcação colapsou no último dia 13 de janeiro, próximo a ilha de Giglio.

Extração do combustível suspensa

A ondulação intensa tem obrigado a frequente suspensão mometânea do trabalho de extração das 2.300 toneladas de combustível que estão nos tanques do barco, que é propriedade da empresa Costa Cruzeiros e continua encalhado.

As operações preliminares para extrair o combustível foram suspensas neste sábado (28). A decisão foi adotada pelos técnicos das empresas holandesa e italiana que instalam válvulas de segurança nos buracos feitos no casco do navio, na altura dos tanques de combustível, por considerarem que o mar está agitado demais e que isso seria um risco para as operações.

As operações de bombeamento deveriam ter começado hoje, mas estão adiadas para domingo (29). Por outro lado, a Defesa Civil indicou que a busca pelo desaparecidos foi mantida.

*Com informações das agências de notícias.