Topo

Frio na Europa deixa mais mortos na República Tcheca, França e Romênia

Do UOL, em São Paulo

10/02/2012 10h58

A onda de frio que atinge a Europa e já deixou mais de 500 mortos fez novas vítimas na República Tcheca, França e Romênia.

Mais cinco pessoas morreram pelo frio na França, elevando para dez o número de vítimas causadas pela nevasca que afeta o país há uma dezena de dias.

Três pessoas morreram no norte do país ontem. Um homem de 60 anos, encontrado morto em sua casa, outra pessoa de aproximadamente 50 anos apareceu sem vida na frente de seu domicílio e uma idosa de 90, que tinha problemas de mobilidade, foi encontrada morta em sua cama.

A eles se somam dois moradores de rua encontrados mortos em Paris nos últimos dias e cujas mortes não haviam sido informadas até hoje.

Os serviços meteorológicos, que registraram temperaturas de até 15 graus negativos, esperam que a nevasca continue por, pelo menos, mais dois dias na França.

Na República Tcheca o número de mortos aumentou para 22, após a localização nas últimas horas do corpo de um morador de rua em Podebrady, 50 quilômetros ao leste de Praga. O homem, de 42 anos, vivia em uma casa abandonada ao lado do rio Elba, onde se juntavam outros sem-tetos da região, segundo informou a polícia.

Em Praga já são oito os mortos pelo frio; em Brno, segunda cidade do país, foram registradas duas mortes e as outras 12 vítimas estão espalhadas pelo resto do país.

Na Eslováquia houve quatro mortos desde o início de fevereiro. Nesta sexta foi encontrado congelado diante da porta de sua casa em Slovensky Pravne, no centro do país, um aposentado de 65 anos, que estava sob os efeitos do álcool, informou o jornal "Nony Cas".

Na Romênia, as baixas temperaturas causaram nas últimas 24 horas outras 13 mortes, elevando para 57 o número de mortos por hipotermia no país, nos últimos 15 dias.

Mais de 20 mil pessoas permanecem isoladas e sem corrente elétrica pela densa neve em distintas localidades da província de Buzau, no leste do país, segundo o canal de notícias "Realitatea".

Cerca de 16 estradas nacionais já foram fechadas por causa das nevascas no país, e o gelo também paralisa a navegação em vários pontos do rio Danúbio. (Com EFE e AFP)