Topo

Dois integrantes abandonam conselho de oposição da Síria por falta de organização

Do UOL, em São Paulo

14/03/2012 13h07

Dois importantes dissidentes do governo sírio que integravam o grupo de oposição Conselho Nacional Sírio (CNS) abandonaram nesta quarta-feira o grupo alegando que a organização é "autocrática".

As baixas vem em um momento difícil para o grupo, que enfrenta a força do governo do presidente Bashar al-Assad na repressão aos protestos e à própria desorganização da oposição.

Um dos dissidentes que abandonou o grupo, Kamal al-Labwani, acusou a líderança do CNS, especialmente o chefe do conselho, Burhan Ghalioun entre outros, de transformar o grupo em uma organização autocrática, comparando-a até com o próprio regime do presidente Assad.

"Não há conselho, isso é uma ilusão", disse Kamal, que antes trabalhou durante anos para a família Assad, até ser preso em 2005. Ele se juntou ao CNS assim que foi solto, em novembro de 2011.

"Eles estão tentando construir uma liderança autocrática dentro do Conselho", disse ele. "Não há grupo de trabalho. Todos trabalham por conta própria e não houve um só encontro", completou ele.

Haitham al-Maleh, advogado de 80 anos que também deixou o CNS, disse à Associated Press que o fez por notar que não há cooperação no conselho.

"Não há transparência e não há respeito para outras opiniões", disse ele. "Eles não estão dando ao trabalho a atenção que deveriam para ajudar a alcançar as ambições do povo sírio". (Com Associated Press)