Topo

Ex-senador Rick Santorum vence primária republicana da Louisiana

Do UOL, em São Paulo

25/03/2012 05h39Atualizada em 25/03/2012 10h52

O ex-senador Rick Santorum venceu neste sábado (24) as primárias republicanas no estado americano da Lousiana com 49% dos votos. Em discurso, Santorum prometeu “lutar” para superar o pré-candidato republicano favorito, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, que obteve 26% dos votos.

O terceiro lugar ficou com o presidente da Câmara de RepresentantesNewt Gingrich, com 16%, e em último, o legislador do Texas Ron Paul, com 6%.

"Não estou competindo como um candidato conservador à presidência. Eu sou o candidato conservador à presidência", declarou Santorum em Green Bay, no estado do Wisconsin, após o resultado da primária.


Mesmo com a vitória na Louisiana, as chances de Santorum ganhar a nomeação presidencial republicana ainda são escassas, já que Romney tem atualmente mais de duas vezes o número de delegados.

Segundo as últimas estimativas da CNN, Romney tem 563 delegados, até agora, seguido por Santorum (259), Gingrich (137) e Paul (71). São necessários 1.144 delegados para garantir a indicação presidencial republicana na convenção do partido que será realizada em agosto, em Tampa (Flórida), e que irá definir o candidato que vai enfrentar a eleição com Obama em 6 de novembro.

O próximo embate dos republicanos nas urnas será no dia 3 de abril, com primárias em Maryland, Wisconsin e no Distrito de Columbia, que pertence à capital dos EUA, Washington. Segundo estimativas veiculadas pela imprensa americana, esses estados são favoráveis a Romney. (Com informações da Agência EFE)

Entenda o processo eleitoral americano