Topo

Kofi Annan pede que Conselho Segurança autorize missão de observadores na Síria

Do UOL, em São Paulo

12/04/2012 11h58Atualizada em 12/04/2012 12h15

O emissário da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Anna, declarou nesta quinta-feira (12) em Nova York que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pedira ao Conselho de Segurança que autorize "o mais rápido possível" uma missão de observadores do organismo internacional à Síria.

"Isso permitirá agirmos com rapidez para abrir um diálogo político sério que aborde as preocupações e aspirações dos sírios", destacou.

Ao mesmo tempo, o porta-voz do Exército Livre Sírio( ELS), o coronel Qasem Saad el Deen, se comprometeu a respeitar o cessar-fogo que entrou em vigor nesta quinta no país árabe, e afirmou que a organização armada não responderá às provocações do regime de Bashar al Assad.

  • 2597
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2012/04/10/voce-acha-que-a-siria-cumprira-o-acordo-de-paz.js

"O regime anda com rodeios, enquanto que nós nos comprometemos 100% com o cessar-fogo. O regime não nos provocará, não aceitaremos que nos provoque e não responderemos a suas provocações", indicou o coronel.

Questionado sobre um ataque atribuído pelo regime a um "grupo terrorista armado" e que, segundo o regime, matou um oficial do Exército nesta quinta-feira em Aleppo (norte), o coronel negou qualquer envolvimento, afirmando que se trata de "propaganda".

"É uma manobra do regime para tirar o corpo de seus compromissos e alegar que o ESL foi quem violou o cessar-fogo."

De acordo com os opositores Comitês de Coordenação Local, houve pelo menos cinco mortes hoje. Duas pessoas morreram em um bombardeio na cidade de Al Qosair, na província de Homs; outras duas morreram em um ataque das forças governamentais contra um protesto na província de Idlib; e uma morreu pelos disparos de um franco-atirador na província de Al Bayada.

(Com agências internacionais)