Topo

21 pessoas ficam feridas após andar sobre brasas em palestra motivacional nos EUA

Do UOL, em São Paulo

22/07/2012 13h43

Pelo menos 21 pessoas sofreram queimaduras durante um evento organizado pelo palestrante motivacional Tony Robbins, 52, em San Jose, na Califórnia (EUA), segundo informaram os bombeiros neste sábado (21).

Os participantes ficaram feridos ao andar sobre brasas, durante o evento motivacional "Libere o poder interior", realizado na última quinta-feira (19), no San Jose Convention Center.

A caminhada sobre brasas, em uma distância de três metros, era parte do programa e uma oportunidade "para entender que não há nada que você não possa superar", diz o palestrante sobre a atividade, em seu site oficial.

Segundo o capitão Reggie Williamns, do Corpo de Bombeiros de San Jose, a maioria dos feridos teve queimaduras de segundo e terceiro grau.

De acordo com a assessoria do palestrante, cerca de 6.000 pessoas participaram do evento e andaram sobre as brasas.

Os organizadores afirmam que a prática era autorizada e que uma equipe de médicos estava de prontidão no local, como acontece em todas as palestras.

Uma das participantes, Sahar Madani, disse à emissora local KTVU-TV que todos foram avisados dos riscos.

Em um comunicado, o Centro Internacional de Pesquisa Robbins, órganização do palestrante, declarou que "vem oferecendo essa experiência com segurança há mais de 30 anos, sempre com a supervisão médica. Nós continuaremos a trabalhar com os médicos e os bombeiros para garantir a maior segurança possível".

Robbins já escreveu cinco livros, publicados em 14 línguas, e vendeu mais de 40 milhões de CDs de um sistema de desenvolvimento profissional chamado "Poder pessoal". (Com informações da Associated Press)