Topo

Passagem do tufão Bopha provoca 54 mortes no sul das Filipinas

Do UOL, em São Paulo*

04/12/2012 12h00Atualizada em 04/12/2012 13h59

A passagem do tufão Bopha na ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, provocou a morte de pelo menos 54 pessoas, segundo informou a emissora ABS-CBN. Pelo menos 60 mil pessoas ficaram desabrigadas. 

"Contei 43 mortos", afirmou ao canal uma jornalista que estava em New Bataan, na ilha no sul do país.  Ainda segundo a TV, as mortes teriam ocorrido em corrimentos de terra no Vale de Compostela, uma zona de jazidas mineiros em Mindanao.

Outras oito mortes ocorreram na província de Surigao do Sul, onde foi declarado o estado de calamidade. 

As outras três vítimas sã uma mulher de 60 anos e um jovem de 22 que morreram em dois incidentes separados em Davao Oriental, e um homem de 31 anos que morreu após a queda de uma árvore derrubada pelos ventos em Misamis Ocidental. 

As autoridades, que ainda não confirmaram o balanço, haviam anunciado oito mortes na passagem do tufão. 

O tufão Bopha, com rajadas de vento de até 195 km/h, atingiu o continente perto do amanhecer, arrancando árvores e tetos, e derrubando as linhas de energia e comunicação. Bopha estava a caminho dos grandes destinos turísticos na região central das Filipinas.

"Lá se vai a minha casa", disse a repórteres o pescador Landring Ceballos, da província de Davao Oriental, enquanto assistia aterrorizado aos ventos erguendo sua casa improvisada e depois lançando-a no mar.

Segundo a Defesa Civil, há cortes no serviço elétrico em zonas de Surigao do Norte e do Sul e Agusan do Norte. As Forças Armadas têm várias equipes destacadas para participarem dos trabalhos de resgate e assistência humanitária em caso de necessidade.

"Nós sofremos o suficiente", disse Felicitas Cabusao, segurando um terço junto com sua filha de 12 anos. Cabusao disse que a filha sobreviveu à fúria do tufão Washi em dezembro de 2011, depois de ter sido levada pelo mar quando inundações devastaram vilarejos costeiros inteiros na cidade de Cagayan de Oro.

Dezenas de voos domésticos e serviços de balsa nas regiões central e sul das Filipinas foram suspensos, escolas e alguns negócios ficaram fechados, enquanto a polícia e os bombeiros dispararam sirenes, alertando a população para se mudarem para áreas mais altas.

Cerca de 20 tufões atingem as Filipinas todo ano, que normalmente causam mortes e destruição. O tufão Washi matou 1.500 pessoas em Mindanao, em 2011.

O tufão Bopha fecha a temporada de tufões no país, tempo em que surgem entre 15 e 20 destes fenômenos meteorológicos e que começa em junho e termina em novembro. 

Cerca de 180 pessoas morreram nas Filipinas no mês de agosto após a passagem de vários furacões e depressões tropicais que inundaram por dois dias 60% da cidade de Manila.

Além disso, as inundações afetaram mais de 3 milhões e tiveram um grande custo pela destruição de infraestruturas e os danos à agricultura. (*Com agências internacionais)