Topo

Papa Bento 16 publicará nesta segunda decreto que antecipa conclave, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

24/02/2013 11h15

O papa Bento 16 irá publicar nesta segunda-feira (25) um "Motu Proprio" com a definição de alguns pontos da Constituição Apostólica e a antecipação do conclave, que vai eleger o sucessor do pontífice. Foi o que publicou o jornal italiano "La Stampa", na edição online deste domingo (24).

ENTENDA O PROCESSO SUCESSÓRIO DO PAPA

Quando o chefe da Igreja Católica renuncia a sua função ou morre, seu sucessor é eleito pelos cardeais reunidos em conclave na Capela Sistina, onde ficam isolados do mundo exterior.

Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do papa Bento 16. Segundo a última lista do Vaticano, há um total de 116 cardeais aptos a votar no conclave.

Para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite.

Aqueles que leram o documento, segundo o periódico, falam de um texto não muito extenso. "São uma dúzia de linhas que trata, entre outras coisas - e acima de tudo - um problema premente: a data do Conclave e a possibilidade de os cardeais anteciparem o tempo usual." 

A lei, publicada por João Paulo 2º, diz que a eleição deve ser feitas não antes de 15 dias do momento em que o cargo é "vago" para que todos os cardeais, mesmo aqueles que vivem em locais mais distantes, tenham tempo para chegar a Roma. 

Mas o documento, segundo o secretário do Pontifício Conselho para Interpretação dos Textos Legislativos, Ignacio Arrieta, foi escrito especialmente para casos de morte.

A data de início do conclave, como apontou "La Stampa", será decidida pelos cardeais que se reunirão na Congregação Geral, provavelmente a partir de 1º de março. As previsões do periódico italiano é que a eleição do novo papa tenha início entre o dia 9 e 11 de março.

A renúncia 

O papa Bento 16 anunciou sua renúncia no dia 11 de fevereiro em um discurso pronunciado em latim durante um encontro de cardeais no Vaticano. Ao justificar sua decisão, o pontífice de 85 anos alegou fragilidade por conta da idade avançada.

Mais álbuns

  • Bento 16 encerrará mandato com a cor da penitência; veja as roupas

  • Quem você acha que será o sucessor de Bento 16? Vote

  • Veja os cardeais brasileiros que vão votar na eleição do papa

O pontífice disse que "no mundo de hoje (...), é necessário o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado".

O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motivo da renúncia. Mas, segundo o jornal "O Estado de S.Paulo", uma disputa interna de poder praticada por ex-aliados nos últimos meses pode ser uma das razões para a tomada de decisão do pontífice. Esta é a primeira vez na era moderna que um papa da Igreja Católica renuncia ao pontificado.

Já o jornal italiano "La Repubblica" relacionou à renuncia do pontífice a um relatório com cerca de 300 páginas sobre o escândalo do vazamento de documentos confidenciais da Santa Sé, redigido por três cardeais e entregue à Bento 16 em dezembro de 2012. O Vaticano reconheceu a existência do documento, mas descartou qualquer relação com a decisão do papa.

A renúncia de bento 16 será oficializada no dia 28 de fevereiro. E o cargo ficará vago até a eleição do próximo papa. A expectativa é  que o Conclave de cardeais, eleja um novo papa ainda em março, antes da Páscoa. O Vaticano anunciou que a eleição deve começar entre 15 e 20 de março. A data, no entanto, pode ser adiantada para o dia 10, caso os cardeais cheguem ao país.

Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave. Segundo a última lista do Vaticano, há um total de 116 cardeais aptos a votar no próximo papa. Para participar da papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite.

Em sua primeira aparição pública desde o anúncio da renúncia, o papa Bento 16 disse que tomou a decisão "pelo bem da igreja". Bento 16 agradeceu pelo "amor" e apoio dos fieis.