Topo

"Somos irmãos", diz papa Francisco a Bento 16 durante encontro

Do UOL, em São Paulo*

23/03/2013 10h35


O encontro do papa Francisco com o papa emérito Bento 16 em Castel Gandolfo (30 km de Roma) neste sábado (23) começou com um abraço dos dois religiosos ainda no heliponto, segundo o Vaticano.

O helicóptero no qual o papa embarcou no Vaticano aterrissou no heliponto da residência pontifícia às 12h15 locais (8h15 de Brasília).

Depois das saudações, os religiosos entraram em um carro na companhia do prefeito da casa  pontifícia, Georg Gänswein, que os levaram do heliponto à residência. Por lá, foram direto à capela. Bento 16 ofereceu ao papa o seu genuflexório (onde se ajoelha para rezar), mas Francisco recusou-se a usá-lo sozinho e disse "Nós somos irmãos". Então, os dois rezaram juntos sobre ele.

Às 12h30 locais, os religiosos fizeram uma reunião privada na biblioteca da casa, onde Bento 16 costuma receber convidados importantes, que durou por volta de 45 minutos.

Como cortesia, Francisco presenteou Bento 16 com uma imagem de Nossa Senhora da Humildade dentro de uma caixa dourada. Ao entregar o presente, o papa disse a seu antecessor: "Me permita, quando o vi, pensei em ti por todos os exemplos de humildade e ternura que nos deu em seu pontificado".

Durante a chegada do papa, a praça principal de Castel Gandolfo estava lotada de simpatizantes que tinham a esperança de ver o encontro histórico. Eles gritavam "Francesco, Francesco!" Alguns balançavam a bandeira da Argentina.

O porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi, disse que Bento 16 ofereceu a sua promessa de obediência ao novo papa, e afirmou que Francisco agradeceu ao papa emérito por seu ministério. Segundo Lombardi, ambos vestiam branco, embora Bento 16 usasse batina simples por debaixo de um casaco branco, sem o cinto tradicional e a capa usada por Francisco.

Bento 16 foi viver na casa de campo de verão papal desde que renunciou ao cargo em 28 de fevereiro, por motivos de saúde, sendo o primeiro papa a renunciar em 600 anos. O papa emérito disse que pretende viver os seus últimos anos em oração e permanecer "escondido do mundo."

O papa Francisco voltará ao Vaticano após o almoço, em horário não informado.

Trata-se de um evento inédito na história da Igreja Católica, já que é a primeira vez que um papa emérito e outro em plenos poderes se reúnem.

E esta é a primeira vez que Francisco e Bento 16 estarão juntos desde que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, foi eleito papa, em 13 de março, embora já tenham conversado por telefone em várias ocasiões recentemente.

Francisco ligou para o agora papa emérito após ser eleito pelos cardeais no conclave e também no último dia 19, festa de São José, já que o nome de batismo de Bento 16 é Joseph (José).

*Com agências internacionais