Topo

Em Berlim, Obama faz apelo pela redução do arsenal nuclear no mundo

Do UOL, em São Paulo

19/06/2013 11h04Atualizada em 19/06/2013 11h22

Em um discurso feito em frente ao portão de Brandemburgo, em Berlim, nesta quarta-feira (19), o presidente americano Barack Obama fez um apelo pela redução do arsenal nuclear no mundo e por novos tratados para controlar a produção de armas atômicas.

Obama afirmou que seu objetivo é de reduzir "nosso arsenal nuclear em até um terço" e pediu que a Rússia faça o mesmo.

"São passos que podemos dar para criar um mundo de paz e justiça", afirmou.

O presidente americano também pediu para a Rússia "se mover além das posturas nucleares da Guerra Fria" e fez outro apelo para que tanto americanos quanto russos tenham menos armas nucleares táticas na Europa, além de trabalharem juntos para evitar o acesso ao arsenal atômico em países como Coreia do Norte e Irã.

Obama anunciou que os Estados Unidos sediarão um encontro sobre a redução do armamento nuclear em 2016. O presidente também afirmou que gostaria que os Estados Unidos ratificassem um tratado de banimento de testes nucleares e um tratado pelo fim da fabricação de armas de fissão nuclear. 

Rússia

A Rússia acredita que o acordo de desarmamento nuclear proposto pelo presidente Barack Obama deve incluir outros países que possuam armas atômicas, afirmou nesta quarta-feira um conselheiro do Kremlin, Iuri Ushakov.

'Ouvimos essas informações e afirmamos que o processo de redução das capacidades nucleares deveria incluir outros países dotados com esse tipo de armas', afirmou Ushakov. (Com agências internacionais)