Topo

Após pedir que americanos deixem Iêmen, EUA matam 4 com drones

Desde o fim de semana, embaixadas americanas nos países árabes estão barricadas e em estado de alerta - Yahya Arhab/EFE
Desde o fim de semana, embaixadas americanas nos países árabes estão barricadas e em estado de alerta Imagem: Yahya Arhab/EFE

Do UOL, em São Paulo

06/08/2013 09h20

Pelo menos quatro supostos membros da Al Qaeda morreram nesta terça-feira (6), em um ataque de um drone (avião não tripulado) americano contra o veículo no qual viajavam na província de Marib, no norte do Iêmen, informaram fontes dos serviços de segurança.

O avião lançou cinco projéteis contra o veículo em que os quatro supostos terroristas estavam, na região de Al Damashqa, no vale de Ubeida, a 190 quilômetros da capital iemenita, Sana.

Outros quatro suspeitos de pertencerem à Al Qaeda morreram em um ataque semelhante no dia 1º deste mês.

O presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, retornou na segunda-feira (5) a Sana, após uma visita de vários dias aos EUA, onde se reuniu com Barack Obama e falou sobre a cooperação na luta antiterrorista. 

Washington pediu nesta terça-feira (6) a seus cidadãos que deixem o Iêmen imediatamente devido à ameaça terrorista no país. Além disso, o Departamento de Estado ordenou a saída do pessoal governamental não imprescindível devido à possibilidade de ataques.

Os EUA mantiveram fechadas no domingo (4) - dia útil no mundo muçulmano - 22 embaixadas e consulados, a maioria no Oriente Médio e no norte da África, diante da ameaça de atentados terroristas, a "mais séria" dos últimos anos.

O principal foco das preocupações é o Iêmen, onde a ameaça é maior que nos outros países, segundo autoridades dos serviços de inteligência.

As autoridades americanas anunciaram que 20 sedes diplomáticas, entre elas as de Jordânia, Iêmen e Egito, permanecerão fechadas até o próximo sábado por precaução.

Outros países também evacuaram suas embaixadas por receio de ataques. O Ministério de Relações Exteriores alemão informou nesta terça-feira (6) que sua embaixada no Iêmen continuará fechada por tempo indefinido, enquanto a situação de segurança é avaliada. O Reino Unido fez o mesmo, esvaziando sua embaixada logo após os EUA.

Cresce uso de drones

Desde o início deste ano, aumentaram os ataques com "drones" contra alvos da Al Qaeda no Iêmen.

Os EUA participam da luta contra a organização terrorista no Iêmen utilizando ataques seletivos, por considerar que Al Qaeda tem bases e centros de treinamento no país.