Topo

Embraer lamenta acidente com 15 mortos na Nigéria e se coloca à disposição

Do UOL, em São Paulo

03/10/2013 15h39

A Embraer divulgou nota na tarde desta quinta-feira (3) na qual “lamenta” o acidente ocorrido na Nigéria com um avião fabricado pela companhia, que deixou ao menos 15 mortos. A aeronave era operada pela companhia aérea nigeriana Associated Airlines.

“A Empresa já se colocou à disposição da autoridade investigadora nigeriana para apoiá-la na investigação”, diz a nota. De acordo com a Embraer, o modelo EMB 120 Brasília, um bimotor turboélice com capacidade para 30 passageiros, foi produzido comercialmente de 1985 a 2001.

O avião levava 20 pessoas a bordo --incluindo a tripulação-- e caiu perto de um depósito de combustível para aeronaves próximo ao aeroporto de Lagos por volta das 9h32 local (05h32 no horário de Brasília). De acordo com o diretor-geral da Autoridade Aeroportuária, Yakubu Dati, a caixa-preta foi recuoerada.

As operações de resgate continuam no lugar do acidente, cujas causas ainda são desconhecidas. O voo tinha partido de Lagos rumo à cidade de Akure, capital do Estado de Ondo, no sudoeste da Nigéria.

Diversas rádios locais e canais de TV relataram que o avião levava a família e o corpo de Olusegun Agagu, ex-governador do Estado de Ondo, para seu funeral. Uma testemunha da Reuters viu um caixão sendo retirado dos destroços.

"O avião fazia muito barulho antes de cair", disse uma das testemunhas, Rasheed Olajide, um engenheiro que trabalhava no aeroporto. "Pareceu tentar reverter para evitar a queda em uma área residencial. Caiu em um ângulo de 45 graus."

A Nigéria tem um histórico ruim em segurança aérea nos últimos anos.

Em 3 de junho de 2012, um avião da companhia nigeriana Dana Airlines caiu em um populoso bairro de Lagos, causando a morte de 153 pessoas.

Esse acidente foi o segundo que um aparelho nigeriano sofria em menos de 24 horas, antes um avião de carga saiu da pista do aeroporto de Acra e se chocou com um ônibus, deixando dez mortos. (Com Efe e Reuters)