Túnel com trilhos para o tráfico de drogas é fechado na fronteira México-EUA
Um túnel com eletricidade, ventilação e um sistema de trilhos criado para transportar drogas de Tijuana, no México, para San Diego, nos Estados Unidos, foi descoberto por autoridades americanas na quinta-feira (31).
Os policiais também apreenderam mais de oito toneladas de maconha e 148 quilos de cocaína, de acordo com documentos judiciais. Três suspeitos que as autoridades disseram que trabalhavam como motoristas dentro do túnel foram indiciados por posse de drogas e tráfico. Segundo a procuradora Laura Duffy, se condenados, os suspeitos podem pegar penas que variam de dez anos de detenção à prisão perpétua.
Polícia fecha túnel de traficantes
O túnel tem o tamanho de seis campos de futebol e conecta depósitos em Tijuana à área industrial de Otay Mesa, em San Diego. A passagem foi fechada antes que drogas fossem encontradas.
Como os Estados Unidos aumentaram a vigilância em terra, os cartéis de drogas mexicanos passaram a transportar entorpecentes em aeronaves ultraleves, pequenos barcos de pesca e túneis. Mais de 75 passagens subterrâneas foram descobertas ao longo da fronteira desde 2008, em grande parte projetadas para contrabandear maconha.
Os túneis estão concentrados ao longo da fronteira da Califórnia e Arizona. San Diego é uma das cidades com mais passagens porque seu solo argiloso é fácil de cavar.
O túnel encontrado na quinta-feira é a oitava maior passagem descoberta em San Diego desde 2006, período em que o cartel de Sinaloa no México se tornou a maior quadrilha de traficantes de drogas na região. (Com AP)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.