Topo

Atentado suicida em estação de trem na Rússia deixa ao menos 16 mortos

Do UOL, em São Paulo

29/12/2013 08h06Atualizada em 29/12/2013 16h42

Um atentado a bomba em uma estação de trem na cidade de Volgogrado (ex-Stalingrado), no sudoeste da Rússia, matou pelo menos 16 pessoas, segundo as autoridades locais. Outras 34 pessoas ficaram feridas. Inicialmente, havia sido informado que eram 18 os mortos e 50 os feridos, mas um novo balanço revisado para baixo foi divulgado pela comissão de investigação.  

De acordo com o comitê antiterrorista russo, a principal suspeita é de ter sido um ataque suicida realizado por uma mulher, informou a agência russa Ria Novosti.

Segundo o chefe do comitê, Vladimir Markin, entre os 16 mortos está um policial e uma garota de nove anos de idade. O número de 16 mortos também foi confirmado por um ministro russo.

A explosão foi registrada no interior da estação por volta das 12h45 locais (06h45 de Brasília), indicou Svetlana Smolianinova, uma porta-voz do Ministério do Interior da região.

VEJA O MOMENTO EXATO DA EXPLOSÃO NA ESTAÇÃO DE TREM RUSSA

Funcionários regionais relataram que a explosão ocorreu perto dos detectores de metais localizados na entrada da principal estação de trens da cidade, quando ela estava repleta de passageiros.

"Ouvimos um forte estrondo, vimos um clarão e caímos no chão", disse uma testemunha. 

Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque. Mas, segundo a imprensa local, a autora seria Oksana Aslanova, que era procurada desde junho de 2012 e se casou por duas vezes com militantes que foram assassinados. Ela também era amiga de Naida Asiyalova, que explodiu o próprio corpo em um ônibus na mesma cidade em outubro, deixando seis mortos. A informação foi confirmada por uma fonte oficial da República do Daguestão à agência Ria Novosti.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou que as agências de segurança do país adotem "todas as medidas necessárias" após o atentado, disse um porta-voz do Kremlin.

O esquema de segurança foi incrementado nos principais aeroportos e estações do país.

Em outubro, uma mulher-bomba matou ao menos 6 pessoas ao se explodir em um ônibus na mesma cidade.

A região do Norte do Cáucaso tem sido alvo de muitos ataques nos últimos anos devido ao crescimento de um movimento insurgente islâmico. 

Autoridades russas temem que grupos militantes aumentem os ataques às vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno, que começam no próximo dia 7 de fevereiro, na cidade de Sochi.

Em julho, o líder insurgente tchetcheno Doku Umarov postou um vídeo na internet pedindo que os militantes usem "força máxima" para impedir a realização dos jogos. (Com BBC e agências internacionais)