Topo

Antiga prisão na Escócia está à venda: 220 celas, preço a combinar

Reprodução/SWNS
Imagem: Reprodução/SWNS

Do UOL, em São Paulo

05/02/2014 19h21

Com dezenas de suítes, corredores espaçosos e vista para o mar, o anúncio dessa propriedade é perfeito para chamar a atenção de qualquer família com muitos filhos. Trata-se, porém, de uma conhecida prisão que já abrigou alguns dos criminosos mais perigosos da Escócia.

  • Cela da prisão de Peterhead, com cama de solteiro e escrivaninha. Os móveis estão incluídos no preço

A prisão de Peterhead, no condado de Aberdeenshire, conta com 220 celas, corredores e áreas comuns bem espaçosos e, de fato, tem vista para o mar. Só o terreno é de fazer inveja: são 14 acres de terra. A instituição foi fechada em dezembro de 2013 e os planos iniciais do governo incluíam a demolição até o final deste ano. Só que o Serviço de Prisão da Escócia (SPS, na sigla original), decidiu colocar a propriedade no mercado, sem divulgar o valor.

Para os interessados, é bom avisar: embora a prisão de Peterhead tenha uma área gigantesca e boa segurança, a edificação precisa de “alguns reparos”. Construída há 126 anos, a prisão tem celas com mofo e vazamentos. Apesar disso, o escritório imobiliário J&E Shepherd Chartered Surveyors, que cuida da venda do prédio e do terreno, garante que a propriedade tem muito potencial “residencial, comercial e industrial”, além de facilidades para transporte portuário.

Uma representante da empresa disse que se houver um comprador, os planos de demolição podem ser adiados indefinidamente. “Colocamos à venda o prédio e o terreno. Se conseguirmos chegar a um acordo sobre o preço, então não haverá demolição”, disse ao site SWNS.

Um ponto que pode atrapalhar as negociações, porém, é a vizinhança. Ao lado de Peterhead, o governo escocês está construindo a prisão Grampian, que contará com 500 celas e uma série de facilidades, além de muita segurança, claro. A nova prisão deve ser inaugurada em março.