Topo

Apresentadora interrompe entrevista após líder religioso mandá-la se calar

Do UOL, em São Paulo

09/03/2015 21h37

Um vídeo de uma apresentadora do Líbano interrompendo uma entrevista com um líder religioso, após este mandá-la “calar a boca” no ar, ficou popular na semana do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Seis dias antes, Rima Karaki, apresentadora e professora universitária, entrevistava o xeque egípcio Hani Al-Siba’i, que vive em Londres, sobre a adesão de cristãos ao Estado Islâmico em um programa da emissora libanesa Al-Jadeed. Al-Siba’i iniciou a explicação dizendo que a questão era antiga e citando diversos grupos de esquerda em países europeus dos anos 1970.

Ao entender que o xeque estava alongando demais a resposta, Karaki pediu que ele trouxesse a questão para o presente, mas Al-Siba’i não gostou de ser interrompido. “Escute, não me corte. Vou responder como eu quiser. Não responderei como você quer, porque estou aqui para representar uma ideia que eu acredito.”

Karaki disse que respeitava o entrevistado e que gostaria que ele desse uma resposta completa, explicando que o problema da emissora era o tempo limitado. “Você se acha grande e poderosa?”, perguntou o xeque, obtendo da apresentadora uma ordem para que ele não a ofendesse. Ela voltou a explicar os limites do tempo --“se começarmos a discutir história, não temos tempo suficiente para seu argumento”-- e fez um alerta: “eu comando o programa”. “Vamos voltar ao tema em vez de perder tempo discutindo”, concluiu.

Na réplica, Al-Siba’i mandou a apresentadora se calar para que pudesse falar, o que gerou uma nova interpelação de Karaki: “como um xeque respeitado como você pode dizer a uma apresentadora de televisão que cale a boca?” Em suas últimas palavras, o xeque disse que ser entrevistado por ela estava abaixo de seu padrão. “Você é uma mulher que…”, disse Al-Siba’i, no momento em que foi interrompido.

A apresentadora explicou depois o motivo da interrupção. “Ou há respeito mútuo ou essa conversa acaba”, disse Karaki.