Topo

Segunda caixa-preta mostra que copiloto da Germanwings acelerou na queda

Do UOL, em São Paulo

03/04/2015 08h28

A análise da segunda caixa-preta do Airbus A320 da Germanwings que caiu nos Alpes franceses confirma a ação voluntária do copiloto Andreas Lubitz, informou o Escritório de Investigações e Análises (BEA) da aviação civil francesa.

"Uma primeira leitura mostra que o piloto presente na cabine utilizou o piloto automático para empreender a descida até uma altitude de 100 pé (30 metros), e depois, várias vezes durante a queda, modificou o piloto automático para aumentar a velocidade do avião durante a descida", afirma o BEA em um comunicado.

O organismo não divulgou elementos adicionais, mas informou que os trabalhos continuam para estabelecer o "desenvolvimento factual preciso do voo".

A segunda caixa-preta, a Flight Data Recorder (FDR), que contém os parâmetros do voo, foi localizada na quinta-feira (2) pelos investigadores na área de busca do acidente, nos Alpes franceses.

Este segundo dispositivo registra os parâmetros técnicos durante as últimas 25 horas do trajeto, tais como velocidade, altitude e modo de pilotagem.

O organismo disse que a segunda caixa-preta começou a ser verificada assim que chegou no centro, e que os analistas do BEA continuam analisando o aparato para estabelecer o "desenvolvimento" do voo entre Barcelona e Düsseldorf, que caiu em 24 de março com 150 pessoas a bordo. "Foi enviada à sede do BEA durante a noite e as equipes iniciaram as operações de abertura assim que chegou", afirma o comunicado.

A caixa-preta, enegrecida pelo fogo, foi encontrada por uma integrante do Pelotão de Alta montanha da Gendarmaria Nacional em uma zona já explorada anteriormente e estava, segundo a Promotoria de Marselha, "totalmente enterrada", o que dificultava sua localização.

Para o promotor Brice Robin, encarregado pelo caso, a caixa-preta fornece um complemento "indispensável" para esclarecer os fatos e completar a informação contida na primeira caixa-preta, na qual já era possível constatar uma ação voluntária do copiloto, o alemão Andreas Lubitz, de 27 anos de idade.

O A320 da companhia alemã, que viajava de Barcelona a Düsseldorf, caiu em 24 de março nos Alpes franceses. As 150 pessoas a bordo, a maioria da Alemanha e da Espanha, morreram na tragédia. (Com as agências internacionais)