Topo

Avião de companhia alemã cai nos Alpes franceses

Do UOL, em São Paulo

24/03/2015 07h58

Um avião da companhia alemã Germanwings caiu nos Alpes franceses nesta terça-feira (24). O Airbus A320 levava 144 passageiros e 6 tripulantes e ia de Barcelona, na Espanha, para Dusseldorf, na Alemanha. 

A direção geral da Aviação Civil francesa disse que o piloto do voo 4U9525 chegou a enviar um pedido de socorro ao serviço de controle aéreo, mas depois corrigiu a informação, dizendo que foram os próprios controladores que enviaram mensagem de emergência, já que não havia nenhum contato com a tripulação e o avião.

Destroços foram encontrados na localidade Meolans-Revel, um vilarejo remoto, no sul da França.

"As condições do acidente não estão claras, mas nos levam a acreditar que não há sobreviventes", afirmou o presidente da França, François Hollande. 

Mais tarde, publicou no Twitter: "Quero expressar solidariedade às famílias das vítimas. É uma tragédia".

Em nota, a Germanwings confirmou o acidente e disse que "os pensamentos e as preces da Lufthansa e da Germanwings estão com as famílias e os amigos dos passageiros e dos tripulantes". 

"Todos os funcionários estão de luto", afirmou ainda.

"Se nossos temores forem confirmados, será um dia negro para a Lufthansa. Esperamos encontrar sobreviventes", afirmou o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, no Twitter.

"Fomos informados de um acidente envolvendo uma aeronave A320 e todos nossos esforços estão direcionados para avaliar essa situação. Vamos fornecer novas informações o quanto antes. Nossos pensamentos estão com os afetados por esse evento trágico", publicou a Airbus no Twitter.

Com base em Colônia, a Germanwings é uma companhia de baixo custo subsidiária da Lufthansa.

É o primeiro acidente aéreo na França em 15 anos, segundo o jornal francês "Le Figaro".

O governo francês instalou um gabinete de crise e enviou o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, para o local. 

Segundo o governo da Espanha, 45 passageiros são espanhóis. A maioria é de alemães.

O avião que caiu tinha 24 anos e estava com a Lufthansa desde 1991. (Com agências internacionais)