Topo

Juiz britânico se solidariza com jovem presa por roubar comida do lixo e a absolve

Filial do supermercado Tesco, de onde o casal pegou a comida do lixo - Divulgação
Filial do supermercado Tesco, de onde o casal pegou a comida do lixo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 18h45

Uma jovem britânica que se viu forçada a roubar comida fora do prazo de validade do lixo de um supermercado em Sunderland, na Inglaterra, contou com a bondade do juiz e recebeu uma segunda chance. Roubar comida do lixo é passível de ação penal no Reino Unido.

Kerry Barker, 29, e o marido, Paul, 39, perderam seus benefícios sociais no Natal após faltarem a uma consulta ao levar os filhos para morarem com os pais dela em Cumbria --condado ao norte da Inglaterra. Ao retornar, descobriram que haviam perdido o seguro-desemprego de 60 libras por semana --cerca de R$ 280.

Desesperados, foram presos roubando comida da lata de lixo de um supermercado Tesco. Paul afirmou que tanto ele quanto sua mulher trabalhavam, mas que ele foi forçado a deixar o emprego depois de machucar as costas enquanto trabalhava como pedreiro.

Ele disse ainda que sua mulher Kerry deixou o emprego no Conselho do Condado de Durham, há cinco anos, devido à depressão e, como resultado, o casal não tinha mais uma fonte de renda.

A corte se solidarizou da situação e decidiu soltar Kerry. Liberada sob condicional de um ano e meio, ela ainda vai ter de pagar multas por outros furtos cometidos e frequentar um programa de reabilitação para drogados.

Kerry disse ao jornal britânico 'Daily Mirror' que recebeu uma segunda chance e quer aproveitá-la. "Acho errado ser criminalizada por pegar comida que já não tinha mais valor, já que estávamos desesperados".