Topo

Elizabeth 2ª anuncia referendo sobre permanência britânica na UE

Rainha Elizabeth 2ª chega com o príncipe Philip, duque de Edimburgo, ao Palácio de Westminster, no centro de Londres - Justin Tallis/AFP
Rainha Elizabeth 2ª chega com o príncipe Philip, duque de Edimburgo, ao Palácio de Westminster, no centro de Londres Imagem: Justin Tallis/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/05/2015 07h46

A rainha Elizabeth 2ª anunciou nesta quarta-feira (27), em discurso de abertura anual do Parlamento, que o novo governo britânico irá realizar um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. 

"A legislação será apresentada para providenciar um referendo sobre a participação na União Europeia antes do final de 2017", disse a rainha, falando no Parlamento.

"Meu governo renegociará a relação do Reino Unido com a União Europeia e buscará reformas da União Europeia para o benefício de todos os Estados membros", acrescentou.

O projeto de lei será apresentado ao Parlamento já nesta quinta. A Câmara dos Comuns pode começar a debatê-lo no próximo mês, o que abre o caminho para uma votação a partir de 2016.

O discurso estabelece as prioridades legislativas do novo governo conservador de David Cameron para os próximos cinco anos. 

O anúncio antecede o tour europeu de Cameron, que começa nesta quinta e inclui conversas com o presidente francês, François Hollande, e a chanceler (premiê) alemã, Angela Merkel. (Com agências internacionais)