Topo

Terremoto de 7,8 graus atinge o Japão; não há alerta de tsunami

Do UOL, em São Paulo

30/05/2015 10h08Atualizada em 30/05/2015 20h10

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu neste sábado (30) uma zona do Pacífico próxima à costa leste do Japão, informou o Instituto Geológico americano (USGS), mas os especialistas do centro que vigia o risco de tsunami no Pacífico descartaram a possibilidade de um maremoto. O tremor foi sentido em praticamente todo o Japão.

O terremoto aconteceu às 20h24 local (8h24, em Brasília) e teve seu epicentro no mar, a 590 quilômetros de profundidade nas distantes ilhas Ogasawara, pertencentes à Prefeitura de Tóquio.

Até agora não há informações sobre danos materiais ou vítimas, devido à grande profundidade e distância do epicentro.

A emissora pública "NHK" informou que várias linhas de trem locais e de alta velocidade, assim como o metrô de Tóquio, tiveram o funcionamento suspenso, embora os principais aeroportos funcionem normalmente.

Por enquanto, não há informações sobre incidências em nenhuma das usinas nucleares do país. A Tokyo Electric Power Co. disse que a usina nuclear de Fukushima não foi atingida.

O Japão se situa sobre o chamado anel de fogo do Pacífico, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e os terremotos são relativamente frequentes, por isso que as infraestruturas do país são especialmente desenhadas para suportar os tremores.