Terremoto de 7,8 graus atinge o Japão; não há alerta de tsunami
Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu neste sábado (30) uma zona do Pacífico próxima à costa leste do Japão, informou o Instituto Geológico americano (USGS), mas os especialistas do centro que vigia o risco de tsunami no Pacífico descartaram a possibilidade de um maremoto. O tremor foi sentido em praticamente todo o Japão.
O terremoto aconteceu às 20h24 local (8h24, em Brasília) e teve seu epicentro no mar, a 590 quilômetros de profundidade nas distantes ilhas Ogasawara, pertencentes à Prefeitura de Tóquio.
Até agora não há informações sobre danos materiais ou vítimas, devido à grande profundidade e distância do epicentro.
A emissora pública "NHK" informou que várias linhas de trem locais e de alta velocidade, assim como o metrô de Tóquio, tiveram o funcionamento suspenso, embora os principais aeroportos funcionem normalmente.
Por enquanto, não há informações sobre incidências em nenhuma das usinas nucleares do país. A Tokyo Electric Power Co. disse que a usina nuclear de Fukushima não foi atingida.
O Japão se situa sobre o chamado anel de fogo do Pacífico, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e os terremotos são relativamente frequentes, por isso que as infraestruturas do país são especialmente desenhadas para suportar os tremores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.