Trump: Oriente Médio 'pagará caro' se reféns de Gaza não forem soltos

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (2) que o Oriente Médio "pagará caro" se os reféns de Gaza não forem liberados até a sua posse, em 20 de janeiro de 2025.

O que aconteceu

Trump escreveu na plataforma Truth Social que há muita "conversa e nenhuma ação". "Vão pagar caro no Oriente Médio e aqueles no comando que perpetraram essas atrocidades contra a humanidade", disse.

O republicano prometeu aumentar o nível dos ataques. "Os responsáveis ??serão atingidos com mais força do que qualquer um foi atingido na longa e histórica história dos Estados Unidos da América. Liberte os reféns agora!", acrescentou.

A ONU classificou a situação em Gaza como "terrível e apocalíptica". Nesta segunda, a entidade também advertiu que as condições enfrentadas pelos palestinos no território podem constituir "crimes internacionais da maior gravidade".

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fez um apelo à comunidade internacional a "construir uma base para a paz sustentável em Gaza e em todo o Oriente Médio". As declarações foram lidas em seu nome em uma conferência no Cairo que pretende aumentar a ajuda humanitária.

A guerra em Gaza começou quando o grupo islamista palestino Hamas atacou o sul de Israel em 7 de outubro de 2023, deixando 1.208 mortos. A campanha militar de represália iniciada por Israel deixou 44.466 mortos em Gaza, segundo os dados do Ministério da Saúde do território, que a ONU considera confiáveis.

*com informações da AFP

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.