Topo

Queda de avião militar na Indonésia deixa mais de 100 mortos

Do UOL, em São Paulo

30/06/2015 09h27

Mais de 100 pessoas foram mortas nesta terça-feira (30) quando um avião de transporte, do tipo Hércules, das Forças Armadas da Indonésia, caiu em uma área residencial da cidade de Medan, no norte da ilha de Sumatra, cerca de dois minutos após a decolagem, informou o chefe da Força Aérea, Agus Supriatnam.

“No momento sabemos que havia 113 pessoas (a bordo). Parece não ter havido sobreviventes”, disse o marechal SupriatnaM à Metro TV na cidade de Medan, na província de Sumatra, acrescentando que alguns dos passageiros eram familiares de membros da Força Aérea.

Um funcionário de um hospital próximo, que não quis se identificar, afirmou que 55 corpos tinham chegado até aquele momento. Nas primeiras horas após o acidente, as autoridades disseram que só havia 12 tripulantes a bordo.

"Os corpos não param de chegar", explicou o MS Takim, uma testemunha que se encontra no hospital.

Uma fumaça negra emanava dos destroços, e a multidão que cercou a área atrapalhou os esforços iniciais das equipes de emergência que correram para o local.

“Estamos usando equipamento pesado, como escavadeiras, para retirar os destroços do avião”, disse Romali, chefe da agência de busca e resgate de Medan. “Ainda estamos retirando corpos dos destroços, e esperamos terminar a operação esta noite”, disse ele à Reuters.

O Hércules C-130 partiu da base aérea de Angkatan Udara Suwondo, em Medan, capital da província de Sumatra do Norte, e, quando ainda estava ganhando altitude e sobrevoava uma zona residencial, girou e caiu sobre uma casa e o hotel Berastapi, o que causou um incêndio em edifícios e veículos próximos.

“Ele sobrevoou algumas vezes, bem baixo”, disse Elfrida Efi, recepcionista do Golden Eleven Hotel. “Vi fogo e fumaça negra. Na terceira vez que passou ele bateu no teto do hotel e explodiu logo em seguida”, contou ela à Reuters por telefone.

Supriatnam opinou que o avião, que operava desde 1964, pode ter sofrido um "problema mecânico" porque o piloto tinha pedido permissão para retornar à base pouco após a decolagem.

O comandante geral Fouad Basya detalhou que a aeronave efetuava uma operação de logística e se dirigia ao arquipélago de Natuna, no mar da China Meridional.

Em setembro de 2005, 143 pessoas morreram quando um Boeing 737 da companhia aérea Mandala Airlines caiu em uma área residencial de Medan pouco após a decolagem. (Com agências internacionais)