Topo

Corpo de criança refugiada afogada aparece em praia de resort turco

Nilufer Demir/Reuters
Imagem: Nilufer Demir/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/09/2015 12h49

Por que publicamos a imagem do menino sírio afogado? Leia: http://uol.com/bhf54R

Uma imagem chocante, que ilustra o drama dos refugiados que tentam chegar à Europa a qualquer custo, chegou ao topo das edições online dos principais jornais do mundo e viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (2).

A imagem mostra uma criança de no máximo dois anos de idade, vestindo bermuda azul, camiseta vermelha e sapatos pretos encharcados, seu rosto pousado contra a areia das praias de Bodrum, na Turquia (veja abaixo; atenção, o conteúdo pode chocar).

Uma segunda foto, também dramática, mostra seu corpo sendo recolhido momentos mais tarde por um agente de segurança turco.

O menino era provavelmente um dos cerca de 12 refugiados sírios que morreram afogados após seus botes afundarem próximo à península de Bodrum -- um balneário com resorts de luxo frequentados por praticantes de mergulho --  numa tentativa de chegar à ilha de Kos, na Grécia.

Pelo menos uma mulher e cinco crianças estavam entre as vítimas da travessia fracassada. Segundo o governo grego, eles fugiam do Estado Islâmico na Síria.

Kos tem sido o destino buscado por milhares de refugiados que tentam chegar à Europa. Apenas nesta quarta, 2.500 deles chegaram ao local a bordo de 60 botes e barcos precários.

Veja a seguir a imagem do menino afogado, que viralizou com a hashtag #HumanidadeLavadaàCosta (#KiyiyaVuranInsanlik).  

 

(Com agências internacionais)