Topo

Alemanha libera detidos por suspeita de ligação com ataques; belgas admitem carona a foragido

Polícia faz operação em Aachen, onde 5 foram presos por suposta ligação com atentados - Ina Fassbender/Reuters
Polícia faz operação em Aachen, onde 5 foram presos por suposta ligação com atentados Imagem: Ina Fassbender/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/11/2015 13h18Atualizada em 17/11/2015 16h09

Nesta terça-feira (17), a Alemanha prendeu sete pessoas por suspeita de ligação com os atentados terroristas em Paris na última sexta-feira (13). Mas os detidos foram liberados horas depois, já que não havia provas de conexão direta com os ataques. Mais cedo, o ministro de Interior alemão, Thomas de Maiziere, afirmou que uma denúncia dizia que um dos presos em Aachen, perto da fronteira alemã com a Bélgica, seria um participante do ataque. "Mas infelizmente ele não era a pessoa que esperávamos", afirmou.

O ministro confirmou que pelo menos um dos agressores ainda está solto. Sobre as prisões feitas em Aachen, ele acrescentou: "A avaliação ainda não está concluída, mas como as coisas estão agora, não parece que o caso esteja diretamente relacionado com os ataques em Paris."

No fim de semana, outras duas pessoas foram detidas na Bélgica, Os dois homens presos, identificados como Mohammed Amri, 27, e Hamza Attou, 21, admitiram ter dado carona a Salah Abdeslam, que está foragido e é procurado pela polícia. Abdeslam teria alugado dois carros possivelmente usados nos atentados. Os belgas negam terem dado apoio aos terroristas.

Segundo o advogado de Amri, citado pelo jornal britânico “Guardian”, o homem pegou Abdeslam no sábado pela manhã em Paris e afirmou que foi apenas “buscar um amigo na França”. Já a advogada de Attou disse que ele somente acompanhava Amri e Abdeslam. Eles teriam saído de Paris às 4h da manhã de sábado, retornando a Bruxelas.

De acordo com o jornal belga "Het Nieuswblad", Mohammed Amri e Hamza Attou deram explicações contraditórias durante os interrogatórios policiais, e um deles (Attou) afirmou que Abdeslam tinha sido levado por eles no sábado até o estádio Roi Baudouin, em Bruxelas, onde aconteceria nesta terça-feira o amistoso entre Bélgica e Espanha, que foi adiado. Segundo Amri, eles o teriam deixado no distrito de Molenbeek, onde a polícia realizou uma extensa operação de busca e apreensão na segunda.

Alvo de um mandado de prisão internacional, Abdeslam alugou um Volkswagen Polo preto, registrado na Bélgica, que foi encontrado estacionado em frente à casa de espetáculos Bataclan, onde 89 pessoas foram assassinadas. Ele também teria alugado um segundo carro: o Renault Clio encontrado em Paris nesta terça-feira, que pode ter servido na preparação dos ataques.

Sobre os sete presos na Alemanha hoje, ainda não há confirmação de suas identidades nem de sua participação efetiva nos atentados à capital francesa. Eles foram detidos em Alsdorf, cidade alemã a 430 km de Paris, na fronteira com a Bélgica, perto de Aachen.

Em comunicado, a polícia de Aachen explicou que, após receber uma pista sobre a presença de indivíduos suspeitos na cidade, um grupo de operações especiais prendeu pela manhã duas mulheres e um homem.

Outras quatro pessoas foram detidas temporariamente mais tarde, afirmou a polícia, sem dar mais detalhes do porque a operação é mantida em andamento. A identidade destas também não foi divulgada.

Segundo a imprensa alemã, as três primeiras pessoas foram presas quando abandonavam um carro perto de uma agência de emprego em Alsdorf, cidade com cerca de 45 mil habitantes.

Em entrevista à emissora N-TV, o porta-voz da polícia de Aachen, Werner Schneider, revelou que os três são estrangeiros e estão sendo interrogados para determinar se têm envolvimento com os atentados terroristas de Paris.

Segundo os primeiros detalhes da operação divulgados pelo jornal "Aachener Zeitung", que cita testemunhas, os três primeiros suspeitos foram detidos por volta das 9h30 locais (6h30 em Brasília). O carro que eles usavam foi cercado por viaturas. Os agentes obrigaram o trio a descer e realizou a prisão.

Fontes consultadas pela edição digital da revista "Der Spiegel" descartaram que o homem detido seja Salah Abdeslam. De acordo com a revista, Kamal A., 29, Lava M., 28, e Didem A., 32, são moradores da cidade alemã.

A prisão ocorreu após uma vendedora de um supermercado ter avisado à polícia que viu Salah Abdeslam com o trio.