Topo

Novo suspeito é indiciado na Bélgica por participação nos atentados de Paris

Do UOL, em São Paulo

23/11/2015 16h51

Um novo suspeito foi indiciado nesta segunda-feira (23) na Bélgica por participação nos atentados de Paris, no dia seguinte a uma vasta ação antiterrorista, anunciou o ministério público belga em um comunicado.

O homem cuja identidade não foi revelada, "foi indiciado por participação nas atividades de um grupo terrorista e de atentado terrorista" em Paris, indicou o ministério público, acrescentando que quinze outras pessoas detidas no domingo já foram liberadas. No total, quatro suspeitos detidos na Bélgica foram acusados de participação, direta ou indireta, nos atentados de 13 de novembro.

Entre as cinco pessoas presas nesta segunda na Bélgica, três seguem em detenção provisória, segundo a mesma fonte. Duas pessoas detidas no dia seguinte aos ataques, foram acusadas de ajudar Salah Abdeslam, suspeito chave dos atentados, em sua fuga.

Alerta máximo

O primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, disse que a capital, Bruxelas, e seus arredores permanecerão em alerta máximo de risco de terrorismo (nível 4) até a próxima semana. As escolas e o sistema de metrô serão abertos a partir desta quarta-feira. No restante do país, ficará em vigor o alarme de nível 3.

A capital belga está em alerta máximo desde a manhã de sábado. Soldados patrulham as ruas, que estão quase desertas. O premiê agradeceu a população pela colaboração e compreensão durante este período.

"Ainda somos confrontados pela ameaça que enfrentávamos ontem", disse o premiê belga, Charles Michel, em entrevista coletiva. Ele disse que os possíveis alvos são shoppings, comércios e o transporte público.

"Queremos retornar progressivamente à normalidade... Escolas em Bruxelas abrirão na quarta-feira, e o metrô na quarta-feira também. Para o metrô pode ser de forma progressiva", disse. (Com agências internacionais)