Topo

Carro explode na rua em Berlim e mata motorista

Especialistas em explosivos investigam área em que o carro explodiu em Berlim - Michael Sohn/AP
Especialistas em explosivos investigam área em que o carro explodiu em Berlim Imagem: Michael Sohn/AP

Do UOL, em São Paulo

15/03/2016 07h32Atualizada em 15/03/2016 11h11

Um carro explodiu na manhã desta terça-feira (15) em Berlim, na Alemanha, e matou o motorista que conduzia o veículo. A polícia suspeita que um artefato explosivo, levado ou instalado no carro, tenha motivado a explosão.

"Partimos do princípio de que se trata de um homicídio", disse ao jornal "Tagesspiegel" um representante do Ministério Público, Martin Steltner. A suspeita é de que o incidente tenha relação com o crime organizado local, sem evidências de ligação com terrorismo.

O prefeito de Berlim, Michael Muller, afirmou que a explosão "não se trata de um atentado de natureza terrorista ou política, mas um ataque contra uma pessoa e a um automóvel".

O motorista foi identificado como um homem de origem turca de 43 anos e seria conhecido "há muito tempo" da polícia de Berlim por crimes ligados a drogas, jogos de azar e impressão de notas de dinheiro falsas. Ele havia sido preso pela última vez em 2008.  

A polícia também analisa a origem do veículo, que teve as janelas estouradas e a lataria destruída pelo impacto da explosão.

A explosão ocorreu por volta das 8h locais (4h em Brasília) no bairro de Charlottenburg, na região oeste da cidade.

Segundo a emissora CNN, apenas o carro foi danificado na explosão, que não teria afetado nenhum prédio nos arredores. Nenhuma outra pessoa se feriu no incidente.

Logo após o incidente, a polícia pediu que as pessoas ficassem dentro de suas casas por motivos de segurança. Depois de inspecionar a área e verificar que não havia mais risco de explosões, o local foi liberado. (Com agências internacionais)