Topo

Trump é o político mais impopular dos EUA em três décadas, apontam pesquisas

Rhona Wise/AFP
Imagem: Rhona Wise/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/04/2016 21h32

O pré-candidato republicano na disputa pela Casa Branca Donald Trump lidera no número de vitórias em primárias e de delegados para a convenção partidária, mas não é imune às críticas por suas declarações polêmicas e seu comportamento agressivo. Segundo pesquisas de opinião publicadas nos EUA, Trump é agora o candidato menos popular na política americana em três décadas.

A constatação foi feita pelo jornal americano "Los Angeles Times", que analisou dados de cinco sondagens. A quantidade de americanos com opiniões desfavoráveis em relação a Trump é surpreendente: 68% segundo a pesquisa mais recente da Bloomberg; 67% na pesquisa da CNN/ORC; 67% na sondagem ABC/Washington Post; 65% segundo o instituto de pesquisas Gallup e, de acordo com a sondagem mais recente, divulgada pelo jornal "The New York Times" com a CBS, a posição desfavorável sobre Trump é apontada por 57% dos consultados.

As pesquisas de intenção de voto costumam perguntar aos eleitores como eles se sentem em relação a algumas figuras políticas --presidentes, candidatos, governadores, senadores, autoridades. Nenhum dos citados nas últimas três décadas é tão impopular como Trump, afirma o jornal da Califórnia.

O ex-vice-presidente Dick Cheney foi o que chegou mais perto, marcando 60% de desaprovação no fim do mandado de George W. Bush. A reprovação de Newt Gingrich passou dos 60% durante sua pré-candidatura no Partido Republicano em 2012. O ex-presidente George H. W. Bush também chegou aos 60% quando perdeu sua tentativa de reeleição no começo da década de 90. Mas nenhum deles se aproximou da rejeição de Trump.

O magnata líder da disputa republicana até agora é extremamente impopular entre os democratas (oito em cada dez o veem de forma negativa), mas ele também tem a rejeição do eleitorado republicano feminino. Se ele ganhar a nomeação do partido, a questão será como reverter estas impressões, afirma o jornal, já que sua campanha tem se mostrado bastante agressiva até o momento.