Topo

Erdogan diz que ataque a boate busca 'polarizar sociedade' turca

Uma pessoa leva flores à boate Reina para homenagear vítimas do ataque no Ano Novo - Emrah Gurel/ AP
Uma pessoa leva flores à boate Reina para homenagear vítimas do ataque no Ano Novo Imagem: Emrah Gurel/ AP

Do UOL, em São Paulo

04/01/2017 10h43

O ataque na boate Reina de Istambul reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) busca polarizar a sociedade turca, afirmou nesta quarta-feira (4) o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

O ataque "tem por objetivo polarizar a sociedade, isto está muito claro", disse Erdogan em seu primeiro discurso público desde o atentado de 1º de janeiro, que deixou 39 mortos e dezenas de feridos.

"Vamos permanecer de pé e manter o sangue frio", acrescentou o presidente turco.

"Os ataques visam a que nossa emoção prima sobre nossa razão. Apesar de isso nos fazer sofrer, não é uma desculpa para render-se", concluiu.

Mais cedo, o ministro turco das Relações Exteriores disse que as autoridades identificaram o autor do massacre na boate Reina.

Câmera de segurança mostra atirador na entrada da boate

AFP

"A pessoa que cometeu o atentado terrorista de Istambul foi identificada", disse Mevlüt Cavusoglu à agência de notícias pró-governamental Anadolu em uma entrevista televisionada, sem informar, no entanto, a identidade do atirador.

O autor do massacre reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) segue foragido.

As autoridades divulgaram na terça-feira várias imagens do suspeito de ter matado 39 pessoas, em sua maioria estrangeiras, que celebravam o Ano Novo na exclusiva boate Reina da metrópole turca.

Segundo meios de comunicação locais, o atirador seria um homem procedente de um país da Ásia Central.

O governo turco, que admitiu que a investigação está sendo difícil, já havia informado na quinta-feira que foram recolhidos "dados relacionados às impressões digitais e ao aspecto" do assassino.

No total, 16 pessoas foram detidas no âmbito da investigação, entre elas a mulher do suposto autor e dois estrangeiros presos no aeroporto internacional Ataturk de Istambul, informou a agência turca Dogan.

Para dono da boate, atirador quis ter impacto internacional

AFP