Topo

Terrorista atacou coração da democracia britânica, afirma premiê

22/03/2017 18h08

A premiê britânica, Theresa May, qualificou de "doente e depravado" o ataque terrorista que deixou quatro mortos e 20 feridos nesta quarta-feira (22), forçando o fechamento do Parlamento, em Londres.

May confirmou que apenas um agressor é considerado responsável pelo ataque. Entre os mortos está um policial. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

O ataque começou na ponte Westminster, que cruza o rio Tâmisa e dá acesso ao Parlamento, onde pessoas foram atropeladas por um carro. Em seguida, o motorista bateu contra as grades do Parlamento e teria tentado entrar no prédio com.uma faca antes de ser atingido pela polícia nos jardins do Parlamento.

Segundo a premiê, "não é um acidente" o local escolhido, pois representa o coração da "democracia, da liberdade e do estado de direito". 

"Os terroristas escolheram atacar o coração da nossa capital, onde pessoas de todas as nacionalidades, religiões e culturas se juntam oara celebrar os valores da liberdade, da democracia e da liberdade de expressão", afirmou May.

"Essas ruas de Westminster -- casa do Parlamento mais antigo do mundo -- são enraizadas com o espírito de liberdade que ecoa em alguns dos cantos mais longínquos do planeta. E os valores que o nosso Parlamento representa -- democracia, liberdade, direitos humanos, estado de direito -- atraem a admiração e o respeito de pessoas de toda parte. Por isso que é um alvo para aqueles que rejeitam esses valores."

"Deixe-me ser clara hoje: qualquer tentativa de destruir esses valores através da violência está fadado a falhar", afirmou May.

"O Parlamento vai se reunir normalmente amanhã. E os londrinos vão se levantar e levar seu dia normalmente. Eles vão andar por essas ruas e viver suas vidas, nunca dando lugar ao terror e nunca permitindo que as vozes do ódio e do mal nos divida", finalizou.