Que pose! Professor gay é recebido por Trump na Casa Branca e foto viraliza

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Facebook

Um professor gay de artes viralizou na internet ao demonstrar o seu orgulho LGBT durante uma foto oficial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania, no Salão Oval da Casa Branca.

Nikos Giannopoulos postou uma foto ao lado do líder máximo da nação com um pin nas cores do arco-íris e um leque aberto. A pose ganhou repercussão mundial.

A cena aconteceu em abril, durante a visita de Nikos, que leciona em Rhode Island, à Casa Branca como um dos vencedores do prêmio "Professor do ano", mas só com a publicação do professor que a repercussão começou. Ele só recebeu a imagem na última semana.

Embora o Trump tenha se comprometido a proteger os cidadãos LGBT, membros da comunidade expressaram sua preocupação de que sua administração esteja revogando direitos civis em áreas como a educação. Giannopoulos disse que usava o pin "para representar gratidão pela comunidade LGBT, que me ensinou a ser orgulhoso, ousado e habilitado pela minha identidade - mesmo quando as circunstâncias tornam isso difícil."

Já o leque foi explicado como uma "comemoração da alegria" e "liberdade de não conformidade de gênero".

"Quando conheci o presidente como professor estadual do ano de Rhode Island, não sabia o que esperar", ele escreveu na publicação no Facebook.

De acordo com o professor, Trump não se levantou da escrivaninha e nem permitiu uma conversa mais profunda. O desejo de Nikos era dizer ao presidente que a comunidade LGBT é prejudicada por "políticos que atacam insolentemente o direito ao amor."

Apesar das críticas, Giannis disse que Trump elogiou sua "elegância". O professor ainda disse que, quando recordar o dia, não lembrará do presidente, mas sim de seus alunos e demais docentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos