Topo

Policial derruba mãe com bebê no colo em abordagem e gera indignação na China; veja

Colaboração para o UOL

01/09/2017 16h04

Um vídeo amador exibindo um policial reagindo violentamente contra uma mulher que segurava uma criança provocou indignação nesta sexta-feira (1) na China. A briga teria começado por causa de um bilhete de estacionamento na periferia de Xangai.

Nas imagens, um policial é visto argumentando com uma mãe que segura um bebê no colo. Assim que a mulher se aproxima do oficial e o empurra, o policial a joga violentamente no chão. A criança também sofre a queda. O bebê é socorrido imediatamente.

Enquanto testemunhas tentam ajudar o bebê, que chorava, outro policial aparece e tenta conter a mãe. Em um outro vídeo, a mulher é algemada e parece ter machucados no rosto, que está inchado.

A polícia de Xangai confirmou que o incidente aconteceu às 10h30, hora local no distrito de Songjiang. Já o policial foi suspenso de suas funções até que as investigações sejam concluídas.

Em um comunicado oficial, a polícia diz que seu agente estava patrulhando um estacionamento ao ar livre quando se deparou com a mulher e a criança. O comunicado confirma hematomas na mulher, mas diz que ela e a criança "não tiveram ferimentos graves”. Na nota, a instituição condena “a forma brusca do policial em lidar com o incidente” e exige que os oficiais sejam razoáveis, gentis, civilizados e confirmem os procedimentos padrão de aplicação da lei.

No Twitter, os chineses condenaram a brutalidade da prisão. "Não importa o que ela tenha feito, você também não pode fazer isso a uma criança", disse um comentário. "A polícia é um problema", disse outro. Mas houve quem defendesse o policial ao alegar que a mulher não deveria tê-lo empurrado primeiro.