Topo

Polícia acha corpo de mulher do atirador da Califórnia; número de vítimas de massacre chega a 5

14.nov.2017 - Agentes do FBI entram na escola Rancho Tehama após o ataque armado - Elijah Nouvelage/AFP
14.nov.2017 - Agentes do FBI entram na escola Rancho Tehama após o ataque armado Imagem: Elijah Nouvelage/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/11/2017 17h59

Autoridades confirmaram nesta quarta-feira (15) que o homem armado que abriu fogo em uma cidade rural da Califórnia também matou sua mulher, cujo corpo foi encontrado dentro da residência do casal. Com a morte da esposa, cuja identidade não foi identificada, o número de vítimas de Kevin Janson Neal chega a cinco.

Na terça-feira, Neal matou quatro pessoas e feriu várias outras ao abrir fogo contra uma escola primária e estranhos aleatórios na rua. De acordo com a polícia, depois de matar sua mulher a tiros, Neal escondeu o corpo na casa e, por volta das 8 horas da manhã, iniciou o massacre na zona rural de Tehama, matando qualquer pessoa que cruzasse o seu caminho, segundo afirmou o assistente do xerife do condado, Phil Johnston.

Dez pessoas ficaram feridas, incluindo um aluno da escola. Johnston afirmou que o ataque poderia ter sido muito pior, já que Neal planejava entrar na escola antes de ser morto por policiais. O atirador levava um rifle semiautomático e vestia um colete com munição extra. Mas ao ouvir os disparos do lado de fora, funcionários da escola trancaram o local com os alunos dentro, impedindo a entrada de Neal.

"Acredito verdadeiramente que poderia ter ocorrido um banho de sangue se a escola não tivesse sido fechada", disse o xerife-assistente.

O atirador passou seis minutos atirando contra a escola, atingindo janelas e ferindo um aluno a tiros. Mas quando não conseguiu entrar no local, mudou o seu alvo. Ele atirou contra veículos que passavam por ele até ser morto por policiais 25 minutos depois do primeiro telefonema para os serviços de emergência.

O corpo de sua mulher foi encontrado em um buraco no chão da casa.

A escola Rancho Tehama está nos arredores de Corning, um povoado de 8 mil habitantes dedicado à produção de azeite de oliva e situado 160 km ao norte de Sacramento, capital da Califórnia.

O tiroteio ocorre dez dias após outro incidente, no qual um homem abriu fogo contra fiéis em uma igreja do Texas matando 26 pessoas, em mais um incidente envolvendo armas de fogo nos Estados Unidos.

Ao menos 33 mil pessoas morrem anualmente nos Estados Unidos em incidentes com armas de fogo, sendo dois terços suicídio, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. (Com agências internacionais)