Topo

Maduro manda Venezuela fechar embaixada e consulados nos EUA

Guaidó se autodeclara presidente da Venezuela e Maduro rebate

AFP

Do UOL, em São Paulo

24/01/2019 18h37

Nicolás Maduro mandou fechar a embaixada e os consulados da Venezuela nos EUA nesta quinta-feira (24). O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que reconhece Juan Guaidó, líder da Assembleia Nacional Venezuela, como presidente interino do país caribenho.

Maduro anunciou rompimento de laços diplomáticos com os EUA, mas a decisão foi rejeitada por Washington. Segundo o governo norte-americano, Maduro não tem autoridade para cortar os laços entre as nações por não ser o governante legítimo da Venezuela.

"Os Estados Unidos mantém as relações diplomáticas com a Venezuela e irão conduzir nossas relações com a Venezuela através do governo do presidente interino Guaidó, que convidou a nossa missão a permanecer na Venezuela", disse o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, em comunicado.

Agora, resta ver se os diplomatas venezuelanos obedecerão a Maduro. Militares de primeiro escalão declararam lealdade ao ditador na noite de ontem, após o opositor Guaidó declarar-se presidente. Mas a sociedade venezuelana está fraturada, e há incertezas sobre quem comanda o país.