Topo

Doador anônimo espalha envelopes com dinheiro em casas na Espanha

Imagem do centro de Villarramiel, no norte da Espanha - Google Street View
Imagem do centro de Villarramiel, no norte da Espanha Imagem: Google Street View

Do UOL, em São Paulo

19/03/2019 17h46

Moradores de uma pequena cidade espanhola ficaram perplexos com um doador anônimo que deixa envelopes de dinheiro nas caixas de correio ou sob as portas das casas do local.

Desde a semana retrasada, cerca de 15 pessoas em Villarramiel, norte da Espanha, receberam envelopes contendo até 100 euros, cerca de R$ 430, em notas, disse a prefeita Nuria Simon à AFP.

Moradores estão tentando descobrir por que um grupo de pessoas aparentemente sem ligação entre elas em um vilarejo de pouco mais de 800 habitantes foi escolhido para receber o dinheiro. Algumas reportagens feitas na Espanha rotularam o desconhecido caridoso de "Robin Hood de Villarramiel".

"Estamos todos desnorteados e esperançosos, pois não sabemos de onde vem esse dinheiro ou quem é o benfeitor", disse Simon. "Não sabemos qual é a intenção."

Enquanto alguns receberam suas notas em um envelope marrom, outros também receberam mensagens, incluindo os nomes, endereços e frases dos destinatários, como "A princesa da casa", junto com um coração, Simon disse.

Não há vínculo óbvio entre os destinatários. "Uma viúva que vive com o filho, casais com filhos pequenos, casais idosos, casais de meia-idade sem filhos ...", disse a prefeita.

Alguns dos que receberam o dinheiro foram à polícia ou ao banco para denunciar o ocorrido e verificar as cédulas. Todas eram verdadeiras.

Nenhuma investigação policial foi aberta porque, até onde se sabe, nenhum crime foi cometido, acrescentou Simon. (Com AFP)