Topo

Esse conteúdo é antigo

Madri proíbe celular em escolas para aumentar notas e combater o bullying

Cidade de Madri, na Espanha - RudyBalasko/Getty Images/iStockphoto
Cidade de Madri, na Espanha Imagem: RudyBalasko/Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

23/12/2019 15h55

A Comunidade de Madri anunciou que os celulares estarão proibidos em escolas públicas e privadas a partir do ano letivo de 2020-2021. O objetivo é melhorar resultados acadêmicos e ajudar a combater o bullying.

Segundo o El Mundo, a medida vai afetar 800 mil alunos em 1700 colégios. O projeto prevê que professores e diretores possam retirar os celulares de alunos que cumprirem o acordo. O Ministério da Educação diz que exceções só serão aceitas caso sejam "expressamente previsto" no projeto educacional "e sempre para fins educacionais".

Os dispositivos também poderão ser utilizados por estudantes que precisarem dos celulares por motivos de saúde ou incapacidade.

Na Espanha, os centros educacionais são autônomos para determinar o uso de telefones celulares nas escolas. Madri será a terceira região que proíbe o uso dos aparelhos, depois de Galiza e Castilla la Mancha. Para a medida, a capital vai tirar das mãos dos colégios a decisão de proibir ou não os celulares.

"Garantimos a convivência nas salas de aula, lutamos contra o bullying e promovemos o respeito, a autoridade e a dignidade dos professores", afirma o acordo.