Topo

Esse conteúdo é antigo

Derretimento de geleira expõe passagem utilizada por Vikings na Noruega

Passagem é revelada após derretimento de geleira na Noruega - Lars Pilo/Antiquity
Passagem é revelada após derretimento de geleira na Noruega Imagem: Lars Pilo/Antiquity

Do UOL, em Porto Alegre

17/04/2020 12h14

O aquecimento global provocou derretimento de uma geleira em Lendbreen, na Noruega. Sem a cobertura, uma passagem muito utilizada na Era Viking acabou exposta e centenas de itens muito bem preservados foram encontrados por arqueólogos.

A pesquisa foi divulgada na revista Antiquity na última quarta-feira. Segundo ela, a passagem em uma montanha, revelada pelo derretimento do gelo, esteve em uso desde a Idade de Ferro até o período medieval.

Artefatos descobertos em passagem que apareceu após derretimento de geleira - Lars Pilo/Antiquity - Lars Pilo/Antiquity
Imagem: Lars Pilo/Antiquity

A fenda está repleta de artefatos, como luvas, sapatos, pedaços de trenó e até mesmo os restos de um cão ainda amarrado a sua coleira.

Segundo estudo, os objetos encontrados foram largados quando as pessoas utilizavam a passagem. Não se sabe se de forma acidental ou proposital.

A passagem foi descoberta em 2011 e o estudo do local ocorre desde então. A medida que a geleira derrete, reflexo do aquecimento global, novos artefatos são descobertos.

A passagem tem 700 metros de comprimento e aproximadamente 1.920 metros de altura. O local era utilizado por viajantes e comerciantes. As primeiras evidências datam que o espaço foi utilizado a partir do ano 300 d.C. até aproximadamente o ano de 1500.