Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump acredita que notícias sobre estado de saúde de Kim Jong-un são falsas

Presidente dos EUA, Donald Trump, e líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un - Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump, e líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un Imagem: Kevin Lamarque

Do UOL, em São Paulo

23/04/2020 20h04

O presidente Donald Trump disse hoje, em coletiva de imprensa, não acreditar que o Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, está com a saúde debilitada.

Nesta semana, a CNN informou que o chefe de Estado está em "estado grave" após passar por uma cirurgia .Para Trump, as informações da emissora são falsas e ele espera que Kim esteja bem.

"Eu não quero falar sobre isso. Temos uma boa relação com a Coreia do Norte. Eu tenho uma boa relação com Kin Jong Hum e espero que ele esteja bem. Acho que foi uma reportagem falsa da CNN. CNN é fake news, não fale comigo", disse o presidente, sem responder a outra pergunta da repórter da CNN durante a coletiva na Casa Branca.

As suspeitas sobre uma possível piora da sua saúde começaram na semana passada, quando Kim faltou a um dos mais importantes feriados nacionais da Coreia do Norte e ganhou força após a publicação da rede de televisão norte-americana.

Até então, a notícia tem repercutido mais no Ocidente. Com regime fechado, a Coreia do Norte não costuma divulgar boletins com informações sobre o estado de saúde de Kim nem reportou qualquer mudança em seu regime.

A Coreia do Sul, por sua vez, também não disse ver qualquer mudança no país vizinho. "Não há sinais incomuns identificados dentro da Coreia do Norte. Não há nada que possamos confirmar com relação ao alegado problema de saúde do presidente Kim", declararam as autoridades do sul-coreanas.