Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Número de casos caiu na Inglaterra no fim de maio, diz pesquisa

Dados apontam que apenas 30% dos infectados apresentaram sintomas - BSIP
Dados apontam que apenas 30% dos infectados apresentaram sintomas Imagem: BSIP

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 10h59

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (ONS, em inglês) divulgados hoje, o índice de casos de covid-19 na Inglaterra caíram de forma acentuada nas últimas semanas, com o número de pessoas infectadas na Inglaterra caindo pela metade na segunda quinzena de maio.

A pesquisa, que cobriu as duas últimas semanas do mês passado, constatou que, durante este período, cerca de 53 mil pessoas poderiam estar infectadas pelo vírus. Isso coloca a taxa de infecção diária em 5.600, em comparação com quase 8.000 de semanas anteriores.

O diretor de operações de população e políticas públicas do ONS, Peter Benton, disse que os dados mostram uma redução real. Anteriormente, o órgão havia dito que a tendência parecia estável, mas à medida que mais dados acumulavam, uma tendência de queda agora é evidente.

"Pensamos que é uma redução real no número de pessoas infectadas", disse Benton.

Um dado, no entanto, preocupa os pesquisadores. Apenas 30% dos casos positivos detectados pelo estudo sentiram algum sintoma da doença, sugerindo que 70% das pessoas não sabem que estão infectadas. A situação pode representar um aumento o número de casos em poucos dias.

No entanto, Benton disse que continua sendo uma preocupação que, dos que tiveram resultados positivos no estudo até agora, apenas 30% relataram apresentar algum sintoma quando o swab foi retirado ou nas semanas antes ou depois, sugerindo que, na maioria dos casos, as pessoas podem não saber que estão infectadas.

"Enquanto as taxas estão caindo, ainda encontramos cerca de 70% dos que apresentaram resultados positivos não relatando nenhum sintoma", disse Benton. "Isso significa que existe o risco de vários de nós estarmos positivos, contagiosos e não sabermos", afirmou.